Mais Inovação do Senar/MS: Estratégias e resultados são apresentadas em Anastácio

05/12/2017

Mais Inovação do Senar/MS: Estratégias e resultados são apresentadas em Anastácio

A propriedade São Judas Tadeu, no município de Anastácio, foi o local escolhido para apresentação de resultados obtidos a partir da entrada do programa de Assistência Técnica e Gerencial, Mais Inovação, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O Dia de Campo aconteceu no sábado (02) e reuniu cerca de 150 pessoas entre técnicos, produtores rurais e acadêmicos, que buscam as novas estratégias ofertadas pelo programa e tecnologias adotadas pelo produtor rural.

Após o diagnóstico da propriedade em que foram analisados a genética, manejo, nutrição e mão-de-obra, a conclusão é que o produtor tinha muito gasto com ração e os pastos precisavam de reforma. “A solução foi a melhoria da pastagem para obter um maior lucro na carne produzida com menor custo. Nestes anos foram reformados mais de 300 hectares, divididos para o melhor aproveitamento do capim e recuperado depois do primeiro pastejo”, explica o técnico do programa, engenheiro agrônomo, Daniel Dantas.

O programa existe desde 2012 e atende, em todo o estado, 208 produtores em 46 municípios. “O Senar/MS tomou a decisão assertiva de investir na assistência técnica e gerencial como uma fonte de apoio ao produtor rural que, junto aos parceiros, sindicatos rurais e empresas ligadas ao agro, associados a atitude do produtor rural em permitir a participação de um especialista na área que analisa e colabora com o seu negócio, fortalecem a proposta e garantem ainda mais resultados”, ressalta o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Anastácio, Moezis José dos Santos, os números apresentados no evento, mostram o potencial de crescimento da pecuária e atrai novos produtores. “Temos potencial produtivo e tecnologia para produzirmos mais, com investimentos acessíveis, garantindo a continuidade do programa na região, além de garantirmos que o produtor permaneça na atividade e diversifique sua produção”.

O proprietário, Cláudio Zotesso, pretende ir mais longe. “Fazenda se administra com o coração. Precisamos fazer a troca de experiência: a equipe traz o conhecimento, a inovação e a tecnologia e, nós, entramos com a insistência. Não adianta ter pressa. A transformação vai acontecer aos poucos, mas será permanente. Vou dar continuidade nas orientações recebidas e continuar avançando”, explica.

Além do Senar/MS, o Dia de Campo é realizado pelo Sebrae/MS – Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenos Empresários que também é parceiro do programa Mais Inovação, e conta com o apoio dos Sindicatos Rurais do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Ellen Albuquerque


Voltar

Programas e Projetos


Mais projetos

Facebook


Instagram


Siga-nos no Instagram!

Twitter

Siga-nos no Twitter!