Skip directly to content

Com cursos do Senar, manejo com utilização de cavalos ganha agilidade e qualidade de vida

EQUIDEOCULTURA

Com cursos do Senar, manejo com utilização de cavalos ganha agilidade e qualidade de vida

Produtora rural levou capacitações de doma racional, rédeas e casqueamento de equinos a seus colaboradores.
04/09/2020 - 09:00

Foto: João Carlos Castro/Sistema Famasul

O cavalo é o braço direito do produtor e do trabalhador rural durante o manejo no campo. Com capacitações específicas, voltadas à doma racional, rédeas e casqueamento, a produtora Márcia Meyre conseguiu otimizar o trabalho em suas duas propriedades, resultando em uma melhor qualidade de vida dos colaboradores e bem-estar dos animais. Esse é o case de sucesso da série “Senar/MS Transformando Vidas” desta semana.

“Frequentando a Famasul [Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul], tive acesso ao catálogo dos cursos do Senar e me interessei em levar para minhas propriedades. Em relação aos cavalos, já levei os cursos de ‘Doma Racional’, ‘Rédeas’ e ‘Casqueamento’”, relata Márcia sobre como teve o primeiro contato com as capacitações do Senar/MS.

Com as orientações técnicas recebidas nas capacitações, melhorou muito o manejo do gado realizado pelos colaboradores.

“Tanto o cavalo, quanto os meus funcionários tinham muitas dificuldades. Com a doma racional, eles conseguiram conquistar a confiança dos animais para domá-los com mais tranquilidade, sem machucar eles próprios nem o animal. Eles conseguiram melhorar o manejo no campo, pois com cavalo bem domado e que respeita a rédea, fica muito mais fácil”, avalia.

Já em relação ao casqueamento de equinos, a desenvoltura dos animais na propriedade de Márcia resultou em um trabalho mais efetivo. “Depois do curso, meus colaboradores aprimoraram a técnica, deixando o trabalho muito mais rápido que antes”, diz.

“Eu escuto muito os nossos funcionários falando que a qualidade de vida deles e a relação com o cavalo melhoraram muito. O Senar realmente transforma vidas”, finaliza.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e suas transformações no campo. Acesse nosso canal no YOUTUBE e veja outros depoimentos.

Você pode ainda conferir outros conteúdos sobre equideocultura, que é tema da semana, nas editorias de ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’, assim como a live transmitida na terça-feira (02).

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu