Skip directly to content

Com mercado exigente, Senar/MS qualifica profissionais para setor da cana-de-açúcar

Qualificação

Com mercado exigente, Senar/MS qualifica profissionais para setor da cana-de-açúcar

A importância das capacitações, desde a elaboração de currículos até a organização de trabalho em equipe, que podem concretizar objetivos.
11/09/2020 - 14:15

O mercado no setor da cana-de-açúcar tem exigindo cada vez mais profissionais qualificados para desempenhar funções específicas na produção de açúcar e etanol. A instrutora do Senar/MS Arley Lobo, psicóloga e pedagoga por formação, ressalta a importância da capacitação para atender às atuais demandas do campo. Esse é o assunto da série #TransformandoVidas desta semana.

“Quando falamos em cana-de-açúcar, as pessoas imaginavam, antigamente, que não precisava saber ou treinar, que era só ir lá e cortar cana. Ledo engano! Trabalhar em usina requer capacitação, comprometimento e muita seriedade. E o Senar ensina as pessoas a trabalharem com essas qualidades, desenvolvendo competências técnicas e comportamentais. Hoje, nas usinas, existem funções muito específicas”, comenta a instrutora.

Com programas que atendem a diversos públicos, de várias idades e áreas de atuação, o Senar/MS prepara as pessoas para a inserção no mercado de trabalho e avanços na carreira.

“Se a pessoa está em uma atividade e deseja aprender outra, pode procurar o Senar e se reinventar. Eu acredito que o Senar seja uma das instituições mais democráticas que existem, porque promove educação independente de classe social, cor, raça, credo. Todo mundo que tem a intenção de estudar e de se capacitar, tem lugar dentro do Senar, que tem iniciativas que abrangem crianças, jovens, adultos e  idosos, voltadas à zona rural, mas abrangendo todos aqueles que têm interesse no conhecimento”, detalha.

De acordo com Arley, a transformação de vida promovida pelo Senar/MS é uma realidade em diversas áreas de atuação.

“As capacitações vão desde como elaborar um currículo até, por exemplo, como trabalhar com uma equipe de alta performance em busca de objetivos e estabelecimento de metas. Existe a preocupação em entregar o melhor, para que aquela pessoa realmente tenha possibilidade de transformar a sua vida, independe da área que atue. O que eu tenho visto nos lugares por onde tenho caminhado como instrutora do Senar, são pessoas que concretizam seus sonhos. E elas conseguem isso a partir de uma aula, de uma consultoria, de um olhar diferenciado, que é o que o Senar proporciona”, conclui.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e suas transformações no campo. Acesse nosso canal no YOUTUBE e veja outros depoimentos.

Você pode ainda conferir as matérias sobre cana-de-açúcar nas editorias de ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’, assim como a live transmitida na terça-feira (08).

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu