Skip directly to content

Com um ano de Senar/MS, produtora melhora condição de bananal e obtém lucro com a venda das frutas

TRANSFORMANDO VIDAS

Com um ano de Senar/MS, produtora melhora condição de bananal e obtém lucro com a venda das frutas

“Antes, meu bananal estava condenado, e hoje já estou vendendo frutas com muita qualidade”, conta Nuilema Santos.
02/07/2021 - 08:15

Com o bananal comprometido, a fruticultora Nuilena Santos, do município de Terenos, estava prestes a desistir da atividade. Foi quando passou a receber a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/MS e, em apenas um ano, melhorou a qualidade das frutas, aumentando a lucratividade do seu negócio rural. Esse é o case de sucesso da série #TransformandoVidas desta semana.

“O bananal estava praticamente condenado. A banana era azeda, dura e pequena. Antes do Senar a gente gastava muito e não tinha nenhum retorno. Agora, tiro cacho com até 14 quilos. É muita diferença”, lembra.

As visitas do técnico de campo trouxeram mais organização na gestão da propriedade e contribuíram para um manejo adequado em todas as etapas da atividade.

“Eu trabalhava com várias culturas de uma vez só. Com as recomendações do Senar, priorizei a banana nanica e tudo melhorou. Com o técnico aprendemos a fazer a limpeza dos canteiros, quando e como adubar, a melhor forma de irrigar o bananal”, detalha.

Ela também destaca que o gerenciamento da propriedade se tornou mais profissional. “Hoje, a gente trabalha menos e produz mais. Foco em algo para fazer e consigo ir até o fim. Antes eu ficava muito tempo fazendo a mesma coisa Esse suporte ajudou a gente a organizar a parte financeira e também a melhorar a qualidade de vida”.

O sorriso estampado no rosto de Nuilena representa a alegria em ver o bananal cheio de cachos e as vendas aumentando cada vez mais. “Para quem tinha um bananal condenado, esse ano eu já estou vendendo banana! É uma grande conquista”, comemora.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal no YouTube, e reportagens sobre Fruticultura em ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu