Skip directly to content

Dinapec 2019: No lançamento do evento, Saito destaca ciência e empreendedorismo do agro de MS

Dinapec 2019: No lançamento do evento, Saito destaca ciência e empreendedorismo do agro de MS

07/12/2018 - 14:00

Evento foi realizado nessa sexta-feira na sede do Sistema Famasul

 

Ciência, aliada ao empreendedorismo do produtor rural e à força das instituições, pode fazer com que Mato Grosso do Sul cresça de maneira substancial, sempre baseada na sustentabilidade. Com esta afirmação, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Sistema Famasul, Mauricio Saito, abriu o lançamento da Dinapec 2019 – Dinâmica Agropecuária, que acontecerá entre 20 e 22 de fevereiro, na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande.

O lançamento foi realizado nesta sexta-feira (7), na sede do Sistema Famasul. Segundo Saito, a Dinapec se consolida como uma vitrine de resultados da comunidade científica. “Temos uma demanda de produção de alimentos que não vai cessar, muito pelo contrário, todas nossas indicações apontam para uma necessidade de entrega de alimentos cada vez maior. E com isso, pensamos também na sustentabilidade para que essa entrega aconteça de maneira consolidada”.

Esta será a 14ª edição da Dinapec e a 3ª que o Sistema Famasul participa como correalizador. “Desejo muito sucesso e destaco que a grande diferença nesta edição é a presença da iniciativa privada. Isso traz evolução a nós, produtores rurais, para que possamos também dar espaço àqueles que têm buscado, via comercialização, elevar o status de Mato Grosso do Sul ao patamar de excelência em produção e produtividade”, completa ao agradecer à comunidade científica do Estado.

O superintendente da Semagro, Rogério Beretta, destacou a relevância do evento: “O desenvolvimento socioeconômico de Mato Grosso do Sul vem do desempenho da nossa agropecuária”.

Já o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Ronney Mamede, apresentou a trajetória da Dinapec que já consta no calendário dos principais eventos do setor. “Já são mais de 14 anos apresentando tecnologia ao agro. A iniciativa tem se mostrado uma oportunidade de integração entre pesquisadores e produtores, contribuindo para a identificação de demandas”.

Participaram do evento, o vice-presidente do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes; o diretor-secretário da Famasul, Frederico Stella; o presidente da Aprosoja/MS, Juliano Schmaedecke; o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan e a diretora técnica da instituição, Mariana Urt e os presidentes do sindicatos rurais de Água Clara, Moacir Reis e de Corumbá, Luciano Leite

Estiveram presentes também o presidente da OCB/MS, Celso Ramos Régis; o diretor da Fundação Chapadão, Fabiano Bengler; o presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi; o superintendente do CGU, José Paulo Juliete Barbiere; o gerente de agronegócios do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria; o superintendente regional do Banco do Brasil, Renato Estrada; o chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Asmus e o chefe-geral da Embrapa Pantanal, Jorge Antônio Ferreira de Lara.

Prestigiaram o lançamento: a chefe adjunta de Administração da Embrapa Gado de Corte, Janaína Tanure;  a chefe de pesquisa, Lucimara Chiari; a chefe de transferência de tecnologia, Thaís Basso Amaral; a chefe de divisão da Educação Sanitária da Iagro, Terezinha Clea Feldems; o pesquisador Embrapa Gado de Corte, Ademir Zugo Zimmer; o segundo diretor-financeiro do CREA/MS, Jânio Fagundes Borges; o vice-presidente da Aprosoja/MS, André Dobashi; o diretor do Conselho Administrativo da Fundapam, Ubirajara Fontoura; o superintendente da Conab, Nilson Azevedo Marques; o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira Borges; o reitor da IFMS, Luiz Simão.

Apoio e patrocinadores da Dinapec - Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDESC), Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja de MS (FUNDEMS),  Fundação MS, Fundação Chapadão, Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rede ILPF, Geneplus, Tramasul, Coimma, Companhia Nacional de Nutrição Animal (Connan), Sistema Brasileiro do Agronegócio (SBA), Agrobrasil TV e DBO Editores Associados. O patrocínio é da Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto). A realização é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa e do Sistema Famasul.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul.