Skip directly to content

Empenho dos setores é eixo da Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais 2020 lançada nesta sexta (05)

Empenho dos setores é eixo da Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais 2020 lançada nesta sexta (05)

05/06/2020 - 12:00

Em 2019, Mato Grosso do Sul registrou mais de 11, 6 mil focos de incêndio florestal, um aumento de 389% em relação ao mesmo período de 2018. Diante dos números, que colocaram o o estado em 6º lugar do ranking nacional, a Reflore/MS, a Famasul e o Senar/MS, Governo do Estado, Corpo de Bombeiros Militar e Ibama lançam a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios 2020. A live que oficializou a 8º edição da iniciativa, aconteceu nesta sexta-feira (05), no Dia Mundial do Meio Ambiente.

“No ano passado tivemos um ápice de focos, como há muito tempo não acontecia. Uma marca que não queremos repetir. Envolver setores público e privado, no propósito de conscientizar a sociedade sul-mato-grossense, é a meta desta iniciativa. Em 2019, capacitamos com a metodologia de Formação Profissional Rural do Senar/MS, aproximadamente mil pessoas. Difundir conhecimento, alcançar números positivos, preservar o meio ambiente, dar continuidade ao excelente trabalho desempenhado pelos produtores rurais, tudo isso faz parte da missão ambiental do agro”, explica o presidente da Famasul, Mauricio Saito, ressaltando a parceria com o Ibama e o Corpo de Bombeiros.

Para o presidente da Reflore/MS, Moacir Reis, apesar do momento delicado, o assunto tem que estar em pauta. “Temos 1,2 milhão hectares de área plantada, somos o 2º no país. Este é um setor que tem se destacado cada vez mais dentro do agronegócio. São pessoas, fauna, flora e economia. É preciso que haja treinamento, envolver cada vez mais segmentos. Pessoal ou virtualmente, o mais importante é fazer isso acontecer nos quatro cantos do estado”.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), também participou do evento virtual. “A campanha tem cumprido seu papel. A cada ano tem uma proposta diferente, mas sempre com o mesmo objetivo de combater e prevenir o fogo. Não temos condições de realizar tudo isso sem essa rede de instituições envolvidas. Estamos em plena pandemia, um fator adicional que consome recurso financeiro e humano, e que exigirá ainda mais empenho de todos”, acrescenta.

Também participaram da transmissão o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS, Joilson Alves do Amaral e Alexandre Pereira, representante do representante do Ibama. 

O vídeo completo você confere aqui. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque