Skip directly to content

Jovem Aprendiz Rural: 11 alunos são contratados após curso do Seja em Chapadão do Sul

Jovem Aprendiz Rural: 11 alunos são contratados após curso do Seja em Chapadão do Sul

19/02/2020 - 14:30

Projeção para 2020 é atender cerca de 400 alunos em onze municípios.

O Senar/MS realizou, nesta terça-feira (18), em Chapadão do Sul, a cerimônia de formatura dos alunos do Seja (Senar Jovem Aprendiz Rural), no curso de Aprendizagem em Administração Rural, na usina de açúcar e etanol Iaco Agrícola. A conclusão do programa foi comemorada com o anúncio de uma grande conquista: a contratação pela empresa de 11 jovens participantes.

“Acreditamos que o conhecimento é a chave para o desenvolvimento de uma nação, especialmente quando se trata de jovens, nossas novas gerações, e que têm papel fundamental na construção de um futuro melhor, mais justo e equilibrado”, destacou o presidente da Famasul, Mauricio Saito.

Para o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, o conhecimento é uma das premissas de trabalho da entidade. "Por meio dessa ferramenta conseguimos transformar as nossas vidas, nossa família, a sociedade, o local onde habitamos e até nosso país. Quando adquirimos novas habilidades, nos tornamos vetores de uma mudança”.

A aluna Jayne dos Santos Batista, de 20 anos, fez o discurso de agradecimento da turma e enfatizou a relevância das experiências para o aprendizado. “Descobrimos a importância de aprender e ensinar reciprocamente, a aceitar a diferença do próximo, que cada pessoa temo seu tempo, sua forma de pensar e agir. Estamos concluindo esse ciclo como uma família, certos de aproveitar cada oportunidade com maturidade”.

Já o superintendente da usina, Edson Luís Cunha da Rocha, destacou a importância da parceria entre as instituições. “O Senar proporcionou a esses jovens uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Agradeço aos participantes por todo esse empenho e dedicação, que exigem um esforço individual de cada um”, afirmou.

O presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, Roberto Gonçalves prestigiou a cerimônia.

Novidades – Com projeção de atender 400 alunos em 11 municípios do estado, o Jovem Aprendiz já começou 2020 com uma novidade. A partir deste ano vai atender jovens e adolescentes na nova modalidade “Aprendizagem Alternativa”, com a primeira turma que será iniciada na Usina Laguna, em parceria com a Prefeitura Municipal de Batayporã, onde 24 jovens entre 14 e 22 anos atuarão nesse modelo de trabalho.

Outra inovação é o mais recente curso do Senar/MS, que já vem chamando a atenção dos jovens de Chapadão do Sul: Aprendizagem em Mecanização – Soja e Milho. A primeira turma deve ter início em abril, na empresa SLC.

Somente em janeiro e fevereiro, quatro turmas já foram iniciadas, sendo que outras 16 estão previstas até o final do ano, contemplando 400 alunos. Em comparação ao ano passado, há um aumento de quase 100 alunos. Em 2019, foram 19 turmas com total de 304 alunos.

O Seja tem ainda cursos para jovens atuarem em Silvicultura, Avicultura, Administração e Mecânico de Tratores. Todos terão turmas neste ano.

Os interessados em fazer parcerias com o Senar/MS e levar o programa Seja para suas empresas, assim como jovens e adolescentes, devem procurar o sindicato rural de seu município.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu e Vitor Ilis