Skip directly to content

Na estação mais seca do ano, hortas ficam produtivas e saudáveis com orientação técnica do Senar MS

Na estação mais seca do ano, hortas ficam produtivas e saudáveis com orientação técnica do Senar MS

29/04/2020 - 09:30

Queda na temperatura e clima mais seco. As características definem muito bem o outono no país, estação que exige cuidados redobrados na horticultura, principalmente com adubação e irrigação. Essas orientações fazem parte da metodologia da ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) do Senar Mato Grosso do Sul, que é o tema da editoria Educação no Campo desta quarta (29).

Brócolis, couve-flor, tubérculos e legumes são mais consumidos quando o frio chega, já que, na culinária, são comumente preparados em versões quentes. Levando em consideração essa particularidade, algumas dicas fazem com que produtores rurais atendam à demanda de mercado neste período.

“Escassez de chuva exige mais água, mas e molhar é uma coisa, irrigar é outra. A irrigação é o equilíbrio, a garantia de que não vai faltar água no canteiro, que não haverá excessos, estresse hídrico. Isso pode afetar o desenvolvimento da planta e impactar no resultado final, explica o técnico de campo, Murilo Endo.

Ele acrescenta que a irrigação por gotejamento é a mais indicada, pois com essa ferramenta é possível fazer a fertirrigação, ou seja, disponibilizar o adubo junto com a água para que a planta receba todo o conteúdo no local correto.

Outra dica é cuidar da limpeza dos canteiros e da adubação. “É importante fazer uma limpeza, retirando as plantas invasoras, evitando o que chamamos de ‘concorrência’. Assim, as folhosas, por exemplo, poderão absorver melhor os nutrientes”, destaca.

No cultivo da alface, por exemplo, o diferencial é a qualidade. Apesar de, no inverno, o consumo de alimentos frios ser menor, algumas cultivares são sempre vendáveis. “Todos terão alface em quantidade suficiente para atender o consumidor, mas para ser competitivo é preciso obter uma alface mais bem formada, com coloração bonita e bem higienizada”.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque