Skip directly to content

Reflore/MS lança ´8ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios´ por Live nesta sexta-feira (05)

Reflore/MS lança ´8ª Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios´ por Live nesta sexta-feira (05)

03/06/2020 - 08:30

Campanha é realizada em parceria com o Sistema Famasul e Senar/MS e apoio do Governo do Estado de MS, Corpo de Bombeiros Militar de MS e Ibama. 

Na próxima sexta-feira (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, às 8h30 (horário de MS),  a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS) e as empresas associadas lançam a “8a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios”, por meio de uma Live no site www.reflore.com.br/live. Para assistir a Live não é preciso fazer inscrição antes, basta acessar o site.

´Fogo Mata´ é o tema da nossa oitava campanha que, anualmente, por meio de diversas ações, busca criar uma consciência constante de prevenção, capacitar gradativamente o agronegócio para o combate e educar a sociedade civil sobre as perdas e os danos causados pelos incêndios”, diz Moacir Reis, presidente da Reflore/MS.

"Queimar é crime". A proposta é mostrar o quanto a ação humana ainda é uma das maiores causas dos incêndios e que essas atitudes podem ser penalizadas; os responsáveis podem ser punidos e responder por seus atos. Segundo o artigo 41 da Lei 9.605/98, voltada a crimes ambientais, quem provocar incêndio em mata ou
floresta pode ter como pena a reclusão, de dois a quatro anos, e multa. E em caso de crime culposo, a pena é de detenção de seis meses a um ano, e multa.

“Essa campanha, que está sendo lançada mesmo durante uma pandemia, é essencial para que o trabalho de conscientização tenha continuidade junto às populações urbanas e rurais, e para que haja redução dos riscos causados pelas queimadas. Os incêndios são perigosos e podem trazer graves consequências sociais, ambientais e econômicas”, destaca o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito.  

Diante da atual pandemia do coronavírus, pela primeira vez a Associação fará o lançamento de sua tradicional campanha ao vivo via Live, seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção. Durante a transmissão serão divulgados dados relacionados aos focos de incêndios nos últimos anos no estado, as consequências que as queimadas têm causado, formas de prevenção e combate e, as ações que estão previstas na campanha deste ano. 

Participam da Live: Moacir Reis, presidente da Reflore/MS; Mauricio Saito, presidente do Sistema Famasul; Jaime Verruck, secretário de estado de meio ambiente, desenvolvimento econômico, produção e agricultura familiar do Governo de MS; Joilson Alves do Amaral, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS e; um representante do Ibama. Para evitar aglomeração, os participantes farão os discursos em ambientes separados, diretamente de seus locais de trabalho.

Serviço: o lançamento da ‘8a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios’, acontece nesta sexta-feira (05), às 8h30, por meio de uma Live no site www.reflore.com.br/live. A realização é da Reflore/MS e seus associados: Arborgen, Bandeirante Florestal, Brasilwood, Corus Agroflorestal, Eldorado Brasil, Frigg Florestal, Niobe, Grupo Atallah, Grupo Mutum, Lacan Florestal, Marca 7, Maseal, Novo Oeste, Quilombo Florestal, Ramires Reflortec, Suzano, Trim Florestal, TTG Brasil e Vetorial. Co-realização: Sistema Famasul e Senar/MS. Apoio: Governo do Estado de MS, Corpo de Bombeiros Militar de MS e Ibama. Para denunciar focos de incêndio ligue 193.
 
Reflore/MS: é a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas que reúne importantes empresas da cadeia produtiva da floresta com sede ou filial em Mato Grosso do Sul. Tem como missão congregar, promover e defender os interesses coletivos das Empresas Associadas que se dedicam ao Desenvolvimento Sustentável com base em Florestas Plantadas.

Assessoria de Imprensa da Reflore/MS e da Famasul