Skip directly to content

Senar/MS: ecossistema digital na pecuária 4.0 e inteligência artificial são temas de Encontro de Jovens da Agropecuária

Senar/MS: ecossistema digital na pecuária 4.0 e inteligência artificial são temas de Encontro de Jovens da Agropecuária

16/01/2020 - 15:15

Tratores autônomos, produção otimizada, previsão do tempo cada vez mais precisa: a inovação nunca esteve tão presente no campo. Especialistas afirmam que ferramentas tecnológicas são indispensáveis para produzir mais e com qualidade. Este é o foco do 1º Encontro Jovens da Agropecuária do ano, a ser realizado pelo Senar/MS no dia 22 de janeiro, às 14h, durante a programação da Showtec, em Maracaju.

“A transformação digital é acima de tudo uma mudança cultural”, explica o analista de tecnologia da informação da Embrapa Gado de Corte, Camilo Carromeu, que vai palestrar sobre o ecossistema digital para a Pecuária 4.0. “As tecnologias digitais habilitadoras são utilizadas para criar novos negócios ou reinventar negócios existentes, além de otimizar a redução de custos de transação dos negócios e serviços, a exemplo de aplicativos de mobilidade, onde o próprio sistema, a partir da inteligência coletiva, avalia os melhores profissionais para atender a demanda”, comenta.

A programação traz também o especialista em inteligência artificial, Roberto Celestino, que levanta o questionamento sobre a tecnologia ser uma ameaça ou oportunidade para o agronegócio. “É uma realidade a capacidade de um computador imitar as habilidades humanas, entre elas pensar, ouvir, agir, falar. Na prática utilizaremos essa inteligência para três grandes objetivos: prever algo, automatizar os processos e otimizar situações para identificarmos a melhor forma de fazer determinada coisa”, detalha Celestino.

O debate será mediado pela coordenadora da Comunidade Estadual AgroUp/Senar, Ana Lina Farias, que adianta os próximos passos da iniciativa no estado. “Queremos contribuir com a transformação tecnológica no campo, aproximando os produtores com soluções eficientes e eficazes que melhorem suas produções e que sejam sustentáveis ao longo prazo. É por isso que estaremos presentes neste evento, que é referência para quem quer se conectar com as mais diversas inovações do mercado”, descreve.

Serviço

1º Encontro de Jovens da Agropecuária – Showtec 2020

Data: 22 de janeiro

Horário: 14h

Local: no Auditório da Fundação MS, em Maracaju.

Inscrições gratuitas: senarms.org.br

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque