Skip directly to content

Senar/MS: Programa ‘Saúde do Homem e da Mulher Rural’ realiza 500 procedimentos e atende 160 pessoas em Antônio João

Senar/MS: Programa ‘Saúde do Homem e da Mulher Rural’ realiza 500 procedimentos e atende 160 pessoas em Antônio João

04/12/2018 - 17:45

Aproximadamente 500 procedimentos foram realizados em 160 pessoas durante o Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural, realizado neste sábado (1º) pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS, no município de Antônio João, distante 300 quilômetros. Na sede do Sindicato Rural da cidade, o evento teve consultas com urologista, ginecologista, dermatologista e com dentista.

Ao todo, foram 83 homens do campo passando pela consulta com o urologista e 165 que fizeram o exame de PSA. Já as mulheres foram 47 que passaram pela consulta com o ginecologista, 22 fizeram a coleta de preventivo. Já com a dermatologista, foram 20 mulheres e 20 homens, totalizando 40 procedimentos.

Foram realizadas ainda durante a manhã da ação orientações odontológicas e nutricionais.

“Desde 2016 são 31 municípios atendidos pelo programa, mais de 11 mil pessoas beneficiadas. Isso é muito importante para melhorar a qualidade de vida. Tem estudos que mostram que há 30 anos a pessoa vivia em média 62 anos. Hoje uma criança que nasce tem expectativa de viver 75 anos. São 13 anos de aumento de expectativa de vida graças a alimentação saudável, prevenção e consciência que nós temos que buscar a saúde. É possível vivermos mais com qualidade desde que tenhamos prevenção”, disse o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.

O superintendente celebrou ainda a grande presença de homens no evento. “Nós homens temos um pouco de receio de ir ao médico. E fico feliz de ver a Casa Rural aqui de Antônio João cheia, e principalmente cheia de homens. Temos que superar esses preconceitos para ter uma qualidade de vida melhor”, finalizou Galvan.

A presidente do Sindicato Rural de Antônio João, Roseli Maria Ruiz, agradeceu a parceria com o Sistema Famasul para o evento e a presença de todos os trabalhadores rurais. “Quero agradecer o Senar e a Famasul, que não se preocupam apenas com a produção, mas também com a saúde do trabalhador rural. E obrigado a vocês que atenderam nosso chamado para cuidar da saúde”, ressaltou durante abertura do evento.

Após ser atendido pelo urologista, Ramon Aparecido dos Santos, de 46 anos, garantiu que vai começar a acompanhar a saúde de perto. “Dificilmente a gente vai no médico. Agora com essa oportunidade, a gente resolveu vir dar uma conferida na saúde, porque é melhor prevenir do que remediar. Acompanhamento a partir dos 40 anos tem que ser rotineiro. No fim, deu tudo certo e agora tenho que manter a rotina de ir ao médico de ano em ano”, disse.

Sem rotina de ir ao médico também, Maria de Lourdes Ribeiro da Silva, 58 anos, aproveitou a oportunidade oferecida pela ação do Senar/MS em parceria com o sindicato rural. “Primeira vez que participo e achei um atendimento muito bom. Gostei muito. A gente não vai sempre ao médico, só quando sente alguma coisa que procura. E a orientação do especialista foi ótima, me tranquilizou”, celebrou após a consulta com o ginecologista.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu