Pela segunda vez em Figueirão, Programa de Saúde do Senar/MS atende 480 pessoas

Iniciativa aconteceu nesse sábado na sede do sindicato rural do município

02/10/2018

Pela segunda vez em Figueirão, Programa de Saúde do Senar/MS atende 480 pessoas

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e o Sindicato Rural de Figueirão promoveram, nesse sábado (29), a 27ª edição do Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural. A iniciativa aconteceu em parceria com a prefeitura do município, que fica 246 Km distante de Campo Grande.  Foram realizados 482 atendimentos de prevenção ao câncer, com a participação de 175 pessoas.

“Desde que começou, em 2016, o programa já atendeu mais de 11 mil pessoas em todo o estado, representando uma oportunidade para a melhoria na qualidade de vida dos produtores rurais e proporcionando, consequentemente, desenvolvimento no agro. É um presente para a população, já que a ação retorna ao município justamente no dia do aniversário da cidade”, afirma o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS,  Marcelo Bertoni.

Representando o presidente do Sindicato Rural de Figueirão, Gilmar Siqueira de Miranda, o diretor-secretário, Antônio Azevedo Nabhan, reforçou que as ações conjuntas são importantes para potencializar a economia da cidade, que é alicerçada no agro, como a atuação dos programas de Assistência Técnica e Gerencial Mais Leite, Hortifrúti Legal e Mais Inovação.

Além da qualificação, o bem-estar dos trabalhadores e produtores rurais é prioridade para a entidade. “Realizamos também o Programa Pingo D’água, que leva saúde bucal, e que ofertou no município mais de 1.820 procedimentos, atendendo cerca de 450 pessoas.  Dessa forma somos gratos à prefeitura, ao Senar/MS e à Famasul pelas parcerias”, completa Nabhan.

Em seguida, o prefeito municipal, Rogério Rosalin, salientou: “Hoje estamos tendo uma grande oportunidade, que é fazer prevenção. Um dos maiores índices de incidência no nosso município, com mais de 50%, é o câncer, então é de suma importância um evento desse, com participação da população".

Pesquisa Nacional de Saúde Rural

Uma equipe do Senar Central, no Distrito Federal, acompanhou a ação em Figueirão para realização da  1ª Pesquisa Nacional de Saúde Rural, que tem como objetivo fazer um diagnóstico de saúde das pessoas que moram no campo, uma iniciativa pioneira que destaca a regional de MS nesse projeto-piloto.  Os dados devem ser apresentados no fim de 2019.

“Essa é uma pesquisa nacional que vai ter abrangência em 14 estados, e hoje estamos aqui com o apoio do Senar/MS para calibrarmos os instrumentos da pesquisa, saber se as perguntas estão corretas. Queremos saber da aplicabilidade da ferramenta na ponta, porque vai ser de fato utilizada nos eventos de Saúde do Homem e da Mulher Rural do Senar”, afirma a assessora técnica do Senar, Magali Eleutério da Silva.

“Mato Grosso do Sul foi um estado muito acolhedor, de uma representatividade boa, com uma organização exemplar no sentido de trazer parceiros fundamentais para a estratégia desse programa”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul - Rodrigo Corrêa


Voltar

Programas e Projetos


Mais projetos

Facebook


Instagram


Siga-nos no Instagram!

Twitter

Siga-nos no Twitter!