Agricultura de Precisão


Agricultura de Precisão

A AP - agricultura de Precisão consiste em um Sistema de Gerenciamento da propriedade, através do uso de tecnologias, ferramentas e procedimentos, baseados nas informações coletadas pontualmente no campo. Seus fundamentos podem ser empregados no dia a dia através do controle e organização das atividades da propriedade.

Aumentar a produtividade, reduzir custos, otimizar o uso de máquinas e equipamentos evitando desperdícios e diminuindo os impactos ambientais, são alguns dos benefícios que a AP proporciona.

Atento as inovações tecnológicas, o SENAR tem um seu portfólio o programa Agricultura de Precisão, um projeto amplo que aborda assuntos que vão desde a saúde e segurança do trabalhador, utilização de ferramentas como GPS – sistema de posicionamento global e o GIS – sistema de informações geográficas, até a operação de máquinas de aplicação localizada de insumos com taxas variáveis (tecnologia embarcada).

O programa capacita trabalhadores e produtores rurais, com foco na operação de máquinas agrícolas. O mesmo é desenvolvido em seis módulos. Inicialmente os participantes têm acesso a informações básicas sobre a Agricultura de Precisão, operação de semeadoras, adubadoras e distribuidoras de taxas variáveis, piloto automático e base RTK. Na sequência são oferecidos os módulos específicos de distribuição, pulverização e monitoramento da colheita. Os módulos 1 e 2 são requisitos para a realização dos demais. Todos os módulos somados totalizam 112 horas.


Voltar

Programas e Projetos


Mais projetos

Facebook


Instagram


Siga-nos no Instagram!

Twitter

Siga-nos no Twitter!