Soja Plus


Soja Plus

O Programa de Gestão Econômica, Social e Ambiental da Soja Brasileira chegou ao Mato Grosso do Sul com o objetivo de orientar os agricultores sobre qualidade de vida no trabalho, melhores práticas de produção, viabilidade financeira e econômica, qualidade e responsabilidade social. Entre os objetivos do Soja Plus estão o desenvolvimento de um programa de gestão transparente e participativa da propriedade rural para atender às demandas de mercado por produtos sustentáveis, além de gerar um processo de melhoria gradativa e contínua dos aspectos ambientais, sociais e econômicos, a partir da qualificação na gestão da propriedade rural.

O Sistema Famasul iniciou as ações do Programa Soja Plus no MS em 2013 com a capacitação de seis instrutores do SENAR/MS com formação em agronomia e engenheiros de segurança no trabalho para atuarem nos treinamentos oferecidos aos sindicatos rurais.

Em 2014 o Sistema Famasul por meio do SENAR iniciou os atendimentos. Até junho/2016 o SENAR era o realizador do Soja Plus e atendeu 194 propriedades rurais. Além disso, a parceria da instituição ao programa realizou 24 cursos e 28 palestras de saúde e segurança no trabalho para produtores rurais ou gerentes, totalizando 1.025 participantes.

Após julho/2016 a Aprosoja/MS por meio de um convênio com o Fundems - Fundo para o Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja assegurou recursos para a continuidade do Programa no Estado. Atualmente, são 420 propriedades em 45 municípios (corresponde a 62,5% dos municípios sojicultores) e mais de 8.300 funcionários beneficiados direta/indiretamente pelo Soja Plus com mais qualidade de vida no trabalho. O número de propriedades participantes aumentou 117% após o aporte de recursos do Governo do Estado e a meta é atender 500 propriedades até o final de 2017.

 


Voltar

Programas e Projetos


Mais projetos

Facebook


Instagram


Siga-nos no Instagram!

Twitter

Siga-nos no Twitter!