O Senar MS

senarms

O SENAR/MS foi criado pela Lei n. 8.315, de 23 de dezembro de 1991, e regulamentado pelo Decreto n. 566, de 10 de junho de 1992. Em 2012 completa a trajetória de 20 anos ao lado do homem do campo. O trabalho do SENAR/MS é organizar, administrar e executar, em todo o território nacional, a Formação Profissional Rural (FPR) e a Promoção Social (PS) de jovens e adultos, homens ou mulheres do meio rural. É uma instituição de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e dirigida por um Conselho Administrativo, de composição tripartite e paritária, por ser composto por representantes do governo, da classe patronal rural e da classe trabalhadora, com igual número de conselheiros.

 

Ações

SENAR

FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL (FPR)

Tem por objetivo aperfeiçoar o desempenho dos trabalhadores rurais, profissionalizando-os e incentivando-os à busca da qualidade total dos bens e serviços sob sua responsabilidade, com reflexos positivos em suas condições de vida e no fortalecimento de sua cidadania, pela realização de ações de Formação Profissional Rural.

PROMOÇÃO SOCIAL (PS)

Objetiva proporcionar a mudança de comportamento social das famílias rurais, com base no processo de desenvolvimento em que estejam inseridas, pela execução de atividades de Promoção Social.

PROGRAMAS E PROJETOS ESPECIAIS (PE)

Desenvolver e estimular diversas atitudes junto aos produtores rurais,  de forma a ampliar sua capacidade de liderança, gestão e associativismo, por meio de informações técnicas de áreas específicas, influenciando positivamente nas transformações do setor agropecuário do MS. Para isso, utiliza-se ações como os dias de campo, workshops, seminários, feiras, palestras, acompanhamento técnico e capacitações direcionadas. As ações do SENAR/MS têm como base os princípios e diretrizes estabelecidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), nas políticas do Centro Interamericano de Investigação e Documentação sobre Formação Profissional (CINTERFOR), formuladas durante reuniões de comissões técnicas, nas políticas dos Ministérios do Trabalho e da Agricultura e nas diretrizes emanadas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e suas federações vinculadas. Todo o trabalho desenvolvido pelo SENAR/MS é feito de forma sistematizada, seguindo um processo de planejamento, execução, acompanhamento, avaliação e controle. Para garantir bons resultados, conta com uma equipe técnica, multidisciplinar, com vivência no campo. Para disseminar o conhecimento, possui uma turma de instrutores, previamente preparados em uma metodologia de ensino ideal para repassar seus conhecimentos técnicos ao trabalhador e produtor rural. Quem se capacita pelo SENAR/MS na FPR e PS somente recebe o certificado se alcançar frequência e desempenho desejado pela instituição. Essa é a garantia de uma formação de excelência, com padrão de qualidade nacional.