Skip directly to content

A “Doce Conquista” de irmãs atendidas pelo Senar/MS que salvaram a produção de goiabas e criaram agroindústria

A “Doce Conquista” de irmãs atendidas pelo Senar/MS que salvaram a produção de goiabas e criaram agroindústria

Dos 18 anos de produção, 9 foram de percalços. Mas, com ajuda do Senar/MS, Maria e Marlucia conseguiram vencer as adversidades e se tornaram reconhecidas pela fabricação de doces com a fruta.
12/05/2023 - 10:30

São mais de 18 anos dedicados à produção de goiaba, na gleba Santa Terezinha, em Itaporã. As irmãs, Maria e Marlucia, passaram por altos e baixos, mas nunca desistiram. Resultado de muita persistência e orientações do Senar/MS é a produção cada vez melhor e a criação de uma agroindústria de doces feitos com goiaba. Vem conhecer a história dessas produtoras e ver as delícias fabricadas por elas no #TransformandoVidas desta sexta-feira (12/05).

A família da Maria Alves começou a produção de goiabas em 2005. Os primeiros oito anos foram de evolução, mas as adversidades climáticas começaram a trazer prejuízos.

“Em 2013, por causa de uma grande geada, perdemos tudo. Quatro anos depois, o mesmo problema, mas, desta vez, já tínhamos uma parceria com o Senar/MS e mais espertas, não tivemos tanto prejuízo.”, lembra Maria.

Pouco tempo depois, veio a pandemia, a geada e mais preocupações.

“Agora, em 2023, voltamos a reerguer a produção. Já conseguimos comercializar mais de 10 toneladas. Estamos otimistas, se tem uma coisa que aprendemos com meus pais é não desistir”, conta.

A produtora rural mora com a família, em Itaporã. É atendida pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS na plantação de mais de 800 pés de goiaba. “Tem goiaba de até 700g. Tudo isso, graças as orientações que tenho tido do técnico do Senar/MS. Ele nos atende a qualquer hora e está sempre disposto a nos ajudar”, continua.

A produção que passou por tantas dificuldades se tornou consolidada na região e a família decidiu empreender com a fabricação de doces de goiaba. Uma sociedade entre Maria e a irmã, Marlucia.

“Quando começou a safra da goiaba, a gente conseguia comercializar as verdes, as maduras ficavam. Para evitar prejuízos e até mesmo melhorar a nossa renda, começamos a fabricar doces de goiaba, ainda em pouca quantidade e na cozinha de casa, mas já ajudava”, explica Marlucia Alves Morelli.

Quando a família enxergou na produção de doces uma segurança para os períodos mais difíceis na produção, investiu na agroindústria “Doce Conquista”. Com a demanda aumentando, as irmãs resolveram também inovar o cardápio.

“O nosso carro chefe é a goiabada cascão, mas temos também geleias nos sabores: goiaba, goiaba com pimenta, com gengibre, com doce de leite, geleia de pimenta, de abacaxi com pimenta e geleia de tamarindo”, conta Marlucia.

Os doces são vendidos na região e em feiras e eventos fora de Itaporã. Para ajudar na divulgação dos produtos, elas também tiveram o apoio do Senar/MS, por meio da ATeG Agroindústria, aprendendo sobre mídias sociais, boas práticas de produção, embalagens, entre outros conhecimentos.

“Nós temos muito orgulho do que fazemos. São produtos feitos com carinho, produzimos como se fosse para a nossa família e temos muita gratidão ao Senar/MS.”, conclui Marlucia.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Michelle Machado