Skip directly to content

Programas e Projetos Especiais

Agricultura de Precisão

A AP (Agricultura de Precisão) consiste em um Sistema de Gerenciamento da propriedade, através do uso de tecnologias, ferramentas e procedimentos, baseados nas informações coletadas pontualmente no campo. Seus fundamentos podem ser empregados no dia-a-dia através do controle e organização das atividades da propriedade.

Aumentar a produtividade, reduzir custos, otimizar o uso de máquinas e equipamentos evitando desperdícios e diminuindo os impactos ambientais, são alguns dos benefícios que a AP proporciona.

 Agrinho

Para mostrar a crianças e jovens, estudantes do 1° ao 9° ano, a importância do meio rural para o desenvolvimento econômico e social, do estado e do país, o Senar/MS adotou o Agrinho, programa de responsabilidade social desenvolvido em parceria com as secretarias estadual e municipais de Educação.

A iniciativa trabalha nas escolas desenvolvendo proposta pedagógica com base na interdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa, através de material didático próprio, abordando temas relacionados à ética, cidadania, saúde, alimentação, desenvolvimento sustentável e produção de alimentos, com enfoque na preservação ambiental. Nascido há 20 anos no Paraná, o Agrinho é um caso de sucesso que alcança em média um milhão de estudantes por ano no Estado vizinho.

Cadec Brasil

A Cadec é uma comissão para acompanhamento, desenvolvimento e conciliação da integração formada por representantes dos produtores e da indústria. Um dos objetivos das Cadecs é promover a transparência na relação contratual. Nas Cadecs são discutidos todos os assuntos importantes que afetam os produtores integrados e a integradora e as decisões devem refletir o consenso.

O programa Cadec Brasil é um conjunto de soluções para os produtores integrados de aves e suínos, que tem como principais objetivos:

1. Distribuição justa dos resultados da integração;

2. Diminuição da assimetria informacional que predomina no setor;

3. Equilíbrio de forças nas negociações entre produtores integrados e agroindústria;

Empreendedor Rural

O Empreendedor Rural aborda e trabalha a gestão da propriedade rural e o empreendedorismo das pessoas do meio rural. Estimula o debate e a formação de lideranças. Ensina a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os produtores rurais passem a administrar suas propriedades com eficiência, como verdadeiras empresas.

O programa Empreendedor Rural é desenvolvido em 136 horas, mesclando conteúdos técnicos de gestão e elaboração de projetos com conteúdo importantes de desenvolvimento humano, sucessão familiar, aspectos jurídicos relacionados à propriedade entre outros.

A elaboração do projeto no final do Programa norteia o produtor rural participante para melhor administrar sua empresa rural, implantando uma nova atividade, ampliando as atividades já existentes, garantindo uma maior rentabilidade e sustentabilidade e, assim, melhorando a qualidade de vida

Inclusão Digital Rural

O programa Inclusão Digital Rural abre oportunidades de crescimento a homens e mulheres do campo, com capacitações sobre o uso adequado e eficiente de tecnologias, como o computador e internet. Com duração de 16 horas, os cursos de inclusão digital ensinam noções básicas de informática, como criar um e-mail e como navegar no site do Sistema CNA/SENAR, o Canal do Produtor, que traz, todos os dias, informações importantes para quem trabalha na área rural.

Com isso, o programa tem a finalidade de oportunizar aos produtores rurais, o conhecimento de novas tecnologias para implantar na sua propriedade rural, que certamente terão reflexos no aumento da produtividade, como ferramentas de gestão de propriedades rurais, por exemplo. A qualificação é oferecida com a mobilização dos sindicatos rurais, que formam turmas nos módulos básicos e avançados.

Mulheres em Campo

Com foco no público feminino de Mato Grosso do Sul, o grupo denominado Mulheres em Campo, tem objetivo de elaborar competências de empreendedorismo e gestão, visando o desenvolvimento pessoal e da propriedade rural.

O programa trabalha com os seguintes temas: diagnóstico e empreendedorismo, planejamento, custos de produção, indicadores de viabilidade e comercialização, desenvolvimento pessoal e tópico especial.  Ao final, as participantes têm oportunidade de conhecer um caso de sucesso, por intermédio de uma visita técnica monitorada e coordenada, feita a uma propriedade rural.

Negócio Certo Rural

O programa de curta duração (46 horas) é desenvolvido pelo Senar/MS em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), o NCR (Negócio Certo Rural) tem como objetivo contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural através da capacitação, como foco no empreendedorismo. O NCR atua orientando e realizando o diagnóstico da propriedade, apresentando a viabilidade do negócio e colaborando para o relacionamento do produtor com o mercado.

Em razão do escopo do programa, o NCR é oferecido para todos os produtores rurais atendidos nas vertentes de ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) do Senar/MS, auxiliando na análise diagnóstica da atividade rural.

 Projeto Sorrindo no Campo

O Projeto de ação social, Sorrindo no Campo, antigo Pingo D’Água, leva atendimento odontológico às comunidades rurais de forma gratuita com utilização de unidades móveis equipadas com todo aparato de um consultório odontológico convencional.

A ação é desenvolvida em parceria com os Sindicatos Rurais e tem como público-alvo trabalhadores e produtores rurais e seus familiares em regime de economia familiar.

Saúde do Homem e da Mulher Rural

Com início em 2016, o programa foi desenvolvido para levar atendimento médico gratuito às populações rurais de todo o estado por meio de ações de cidadania, levando especialistas nas áreas de dermatologia, ginecologia e urologia facilitando o acesso à saúde aos moradores da zona mais remotos da zona rural. A iniciativa conta com diversas atividades para os participantes e também realiza consultas, testes rápidos, exames, palestras entre outros.

O Programa Saúde do Homem Rural tem como objetivo gerar oportunidades de educação para a promoção da saúde e prevenção de doenças de homens do meio rural, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida.

O Programa Saúde da Mulher Rural tem como objetivo contribuir para a mudança e melhoria das condições de vida e saúde integral das mulheres do meio rural, com ações de educação em saúde e ampliação do acesso aos serviços disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com Secretarias de Saúde Secretarias de Saúde e prefeituras.

SEJA – Senar Jovem Aprendiz Rural

O SEJA (Senar Jovem Aprendiz Rural) tem por objetivo incluir, capacitar e promover o desenvolvimento profissional de jovens, oportunizando a formação profissional rural em preparar jovens para o mercado de trabalhopor meio de parcerias com empresas que atuam na atividade agropecuária.

Podem participar do Programa de Aprendizagem do Senar/MS, jovens com idade entre 18 anos completos e 24 anos incompletos, que tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental ou médio. É dada preferência aos jovens de baixa renda e de famílias de trabalhador ou produtor rural.

O programa é realizado em parceria com empresas rurais que se enquadram na legislação no que diz respeito à obrigação de contratação de aprendizes, devendo haver assinatura da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do aprendiz e Contrato de Aprendizagem por tempo determinado, não podendo ultrapassar dois anos.

Além dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos nos cursos, os jovens são estimulados a desenvolver autoestima, criatividade, cidadania, responsabilidade e ética. Os resultados são gratificantes, principalmente que grande parte dos jovens estão descobrindo sua vocação, que pode estar atrelada ou não a sua formação.