Skip directly to content

Com ATeG do Senar, ovinocultor de Terenos conquista aumento de 2000% na produtividade

TRANSFORMANDO VIDAS

Com ATeG do Senar, ovinocultor de Terenos conquista aumento de 2000% na produtividade

17/07/2020 - 08:30

“Com assistência técnica o cenário mudou completamente”, diz Paulo Roberto Júnior.

Com um ano recebendo a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/MS, o produtor de ovinos Paulo Roberto de Rezende Júnior, do município de Terenos, superou o problema de mortalidade dos seus animais e deu um salto de mais de 2000% na produtividade. Esse é o caso de sucesso da série “Senar/MS Transformando Vidas” desta semana.

“Trabalho com ovinocultura por volta de dois anos. No começo da atividade enfrentei muitos problemas, como o alto índice de mortalidade de cordeiros e de ovelhas. Há um ano recebo a assistência técnica do Senar, onde o cenário mudou completamente”, relata.

Conforme os dados do programa ATeG na propriedade de Paulo, antes da assistência iniciar foram 29 animais enviados para o abate. Já com um ano das visitas técnicas, a propriedade entregou 161 ovinos para o abate. A produção em quilos deu um salto de 667%, indo de 847 quilos para 6502 quilos.

“Nós tínhamos uma mortalidade de 69% e baixou para 7% nos cordeiros. As ovelhas pararam de morrer também. O Senar me ajudou tanto na parte técnica como na parte gerencial, por isso hoje venho agradecer o Senar e os seus colaboradores pela ajuda”, comenta.

Outro indicador com uma alta positiva foi a produtividade, medido na propriedade em quilos por hectare no ano. Antes do início da ATeG era 17 quilos produzidos por hectare no ano. Após 12 meses de assistência do Senar, Paulo comemora os 382 quilos por hectare. Uma alta de 2149%.

“Se não fosse o Senar, não sei se estaria aqui hoje com a ovinocultura. Talvez já teria até parado. Mas como é um sonho eu persisti, procurei ajuda e encontrei a assistência técnica do Senar, onde melhorou tudo”, completa.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e suas transformações no campo. Acesse AQUI e veja outros depoimentos.

Você pode ainda conferir outras reportagens sobre Ovinocultura nas editorias de ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’, além da live que foi transmitida na terça-feira (14), onde o case de sucesso do Paulo foi citado. Veja no Youtube do Sistema Famasul.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu