Skip directly to content

Com foco na sustentabilidade, produtores rurais terão mais agilidade e segurança jurídica na análise do CAR

TRANSFORMANDO VIDAS

Com foco na sustentabilidade, produtores rurais terão mais agilidade e segurança jurídica na análise do CAR

Lançada em maio pelo Mapa, ‘AnalisaCAR’ dará mais celeridade nos processos de serviços ambientais.
11/06/2021 - 09:45

Com maior celeridade na análise do CAR (Cadastro Ambiental Rural) e, consequentemente mais segurança jurídica no campo, produtores rurais de Mato Grosso do Sul terão a oportunidade de ampliar ainda mais os investimentos em seus empreendimentos agropecuários. “O dinamismo do AnalisaCAR representa modernização e o destrave dos processos relacionados a serviços ambientais”, acredita a produtora rural de Três Lagoas, Stéphanie Ferreira. Esse é tema da série #TransformandoVidas desta semana.

“O CAR, como muitos já sabem, é o registro público e obrigatório das informações ambientais das propriedades rurais. Mais de 96% de toda a área dentro de propriedades rurais aqui do nosso estado estão inseridos no CAR, porém apenas 3% desse total já foi analisado. Isso porque, até então essa análise era feita de forma manual pelos técnicos. Por isso, o Mapa [Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento] lançou em maio o ‘AnalisaCAR’, que é um programa que vai trazer mais celeridade nesse processo, utilizando informações e tecnologias de sensoriamento remoto para dinamizar e automatizar esse processo”, detalha Stéphanie, vice-presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas.

Essa agilidade, segunda ela, auxilia e reforça ainda o compromisso dos produtores rurais com a sustentabilidade em toda atividade agropecuária.

“A análise mais rápida do CAR vai promover o destrave dos investimentos, a negociação dos ativos ambientais, o desenvolvimento dos pagamentos por serviços ambientais e trazer maior segurança jurídica aos produtores, visto que a gente consegue comprovar a regularidade ambiental das propriedades. Nesse contexto, validam as informações que estão cadastradas e reafirmam o nosso compromisso de sustentabilidade”, acrescenta Stéphanie.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal no YouTube, e reportagens sobre Meio Ambiente em ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu