Skip directly to content

Com o programa Seja/MS, jovens aprendizes conquistam primeira oportunidade profissional

Com o programa Seja/MS, jovens aprendizes conquistam primeira oportunidade profissional

13/03/2020 - 08:00

A partir do curso de Aprendizagem em Administração Rural, do programa Seja/MS, jovens aprendizes do município de Costa Rica conquistaram a primeira oportunidade profissional – uma vitória que vai muito além de uma certificação ou um registro na Carteira de Trabalho. Esse é o case de sucesso da série “Senar/MS Transformando Vidas” da semana.

“Aprendi muito sobre o mundo da Administração Rural. A turma foi muito boa, sempre nos ajudamos. Depois do curso, meu objetivo agora é contribuir com a empresa, pois consigo visualizar um novo patamar. Sei que posso ter novas oportunidades e estou preparado para aproveitá-las e crescer profissionalmente”, acredita Diemys Correa, um dos 11 aprendizes contratados pela Iaco Agrícola.

Na empresa, total de 14 jovens foram contemplados pelo programa do Senar/MS, que teve duração de 2 anos.

“Foi minha primeira oportunidade profissional. Antes, eu não tinha noção sobre emprego e responsabilidades. No curso, aprendi a lidar com pessoas e a interagir”, relata Felipe Passos, outro contratado.

João Vitor Queiroz também comemora o novo emprego. “Eu sempre atuei na área rural, mas era trabalho mais braçal. Focar na área administrativa foi uma novidade para mim. O Senar me ajudou muito, pois eu era uma pessoa mais fechada e agora consigo interagir muito melhor”, avalia.

O Seja/MS tem como objetivo principal capacitar e promover o desenvolvimento profissional de jovens, oferecendo formação profissional rural e preparando os aprendizes para o mercado de trabalho, sempre por meio de parcerias com empresas agropecuárias.

Pode participar da iniciativa pessoas entre 18 anos completos e 24 anos incompletos, que tenham concluído ou estejam cursando o ensino fundamental ou médio, com prioridade a jovens oriundos de famílias de baixa renda e de trabalhadores ou produtores rurais.

Em 2020, mais de 240 jovens já se matricularam em cursos do Senar Jovem Aprendiz Rural, com aproximadamente 15 turmas de 11 cidades do estado.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS nas propriedades contempladas pelos programas de assistência técnica e sobre as transformações no campo.

Quer saber mais sobre a editoria Mercado Agropecuário? Acesse aqui! Você pode conhecer muito mais sobre o Senar/MS. Basta acessar o link.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu