Skip directly to content

Produtora rural começou do “zero” e hoje é referência no cultivo de goiabas e limões

TRANSFORMANDO VIDAS

Produtora rural começou do “zero” e hoje é referência no cultivo de goiabas e limões

Melhorias na propriedade em Terenos surgiram em pouco tempo, a partir da ATeG do Senar/MS.
07/08/2020 - 08:30

Com dedicação e planejamento, a empreendedora rural Rosa Maria Sales se tornou uma referência na produção de frutas, no município de Terenos. Atendida pela ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) em Fruticultura, ela afirma que começou do “zero”, sem qualquer conhecimento de manejo e gestão e, após dois anos, comemora o sucesso que suas goiabas e limões fazem entre os consumidores. Esse é o “Senar/MS Transformando Vidas” desta semana.

“Quando iniciei com as frutas, queria uma renda recorrente, mensal. Foi quando o consultor do Senar sugeriu plantar frutas. No começo era 1 hectare. Iniciamos em 2018 com 100 mudas de goiaba, 100 de manga e 100 de limão taiti. Já no ano seguinte, ficamos tão satisfeitos com o resultado que compramos mais 100 de limão e 100 de goiaba. Já totalizamos 2 hectares com frutas”, relata Rosa.

Atendida pela ATeG em Bovinocultura de Leite e Piscicultura, a produtora passou a se encantar também pelas frutas. “Despertou interesse pela fruticultura. O Senar nos deu orientação desde o começo, com análise da terra, como adquirir as mudas, plantio, irrigação e manejo. Você passa a acompanhar o desempenho das frutas, sua evolução, o crescimento, a qualidade. Daí veio o interesse em adquirir mais frutas, principalmente goiaba”, ressalta.

As vendas da primeira colheita chamaram atenção pela grande procura dos consumidores. “Muita gente nos procura e vem até a propriedade buscar as goiabas. Ficamos muito felizes pela boa aceitação e pelo sucesso”.

Para Rosa, a continuidade da atividade se dá pela atuação constante dos técnicos do Senar/MS em sua propriedade. “A gestão dos consultores é essencial e estimula a gente nessa área. O Senar hoje é minha família. O pessoal está sempre aqui, então faz parte da minha vida. Transformou e está transformando a minha vida. Eu nunca imaginei mexer com isso. Comecei do zero. Só tenho a agradecer a toda equipe. O Senar é nota 10!”, reforça.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e suas transformações no campo. Acesse AQUI e veja outros depoimentos.

Você pode ainda conferir outras reportagens sobre Fruticultura nas editorias de ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’, além da live que foi transmitida nesta terça-feira (4).

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu