Skip directly to content

Propriedade em MS é a primeira do país a ser contemplada por parceria para contratação de crédito rural

TRANSFORMAÇÃO NO CAMPO

Propriedade em MS é a primeira do país a ser contemplada por parceria para contratação de crédito rural

Projeto aprovado foi inteiramente elaborado por técnico da ATeG e vai “transformar” a vida de Carlos e Lourdes, em Nova Andradina.
13/11/2020 - 19:00

Localizada no município de Nova Andradina, a 300 quilômetros de Campo Grande, a propriedade rural de Carlos Dias Rocha e Lourdes Rosa, está prestes a passar por uma nova transformação. Foi a primeira do Brasil a ser contemplada pela parceria entre Famasul, Instituto CNA, Senar e Banco do Brasil, que habilita profissionais da ATeG para elaborarem projetos para contratação de crédito rural. É o que iremos mostrar no #TransformandoVidas da semana.

São mais de 2 anos recebendo visitas e recomendações técnicas do Senar/MS em Bovinocultura de Leite. “Com esse atendimento, foi muito mais fácil conseguir a liberação de recursos. O técnico sempre auxiliou com a atividade, e agora deu suporte também para elaborar esse projeto, que foi aprovado e vai ajudar a gente a continuar crescendo na produção”, afirmou Carlos.

A parceria possibilita que o profissional da ATeG seja capacitado e habilitado para atuar como projetista das propostas a serem encaminhadas ao Banco do Brasil. O objetivo é, a partir do conhecimento desse técnico sobre o perfil e principais necessidades de cada propriedade, agilizar os trâmites para a aprovação do crédito rural.

“Para nós foi uma coisa muito importante, que estamos enxergando lá na frente uma grande lucratividade. Na prática, é como se diz: a gente é conhecedor, mas não sabe de tudo. Com a orientação do técnico, a gente vai aperfeiçoando mais, entrando naquilo que precisa, que tem necessidade, para ter um melhor ganho no dia de amanhã”, explica.

A assinatura da contratação do crédito foi formalizada no dia 10 de novembro, na sede da Famasul, em Campo Grande. Os recursos, viabilizados por meio do Pronaf, serão destinados à aquisição de rebanho.

“Nossa propriedade é nosso  sonho. Temos que ter foco em aprender sempre e, com o Senar, com as orientações técnicas, a gente vai tendo mais firmeza, mais confiança em tudo que vai fazer. Foi o que aconteceu com essa parceria. Está transformando o nosso crescimento, com conhecimento, com a prática no dia a dia. Estamos ganhando muita experiência”, define.

A esposa, Lourdes, também descreve importantes mudanças no negócio da família, tanto na “lida” no campo, quanto no gerenciamento da atividade. “Mudou bastante para todo mundo lá no sítio. O Carlos participou de cursos do Senar, e isso está melhorando muito a produção. Com o técnico sempre dando suporte, cada dia percebemos uma melhora”, relata.

Satisfeito com o resultado, o casal recomenda a assistência técnica a todos os produtores da região. “Muitos perguntam a respeito, e a gente fala que é a melhor coisa que tem. Toda oportunidade na vida a gente tem que aproveitar. São coisas que vêm para ficar, e a gente tem que pegar”, acredita.  

Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Acesse nosso canal no YOUTUBE e veja outros depoimentos.

No site e redes sociais, você confere outras informações sobre a assinatura da contratação de crédito rural da referida parceria, bem como notícias sobre Bovinocultura de Leite nas editorias ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu