Skip directly to content

Sistema Famasul doa 10 mil máscaras de tecido para Secretaria Estadual de Saúde

Proteção Individual

Sistema Famasul doa 10 mil máscaras de tecido para Secretaria Estadual de Saúde

06/07/2020 - 16:30

Distribuição dos EPI’s será feita pelo Governo do estado à população socialmente vulnerável, em todo o estado.

O Sistema Famasul realizou, nesta segunda-feira (06), na Governadoria, a doação de 10 mil máscaras de tecido para que sejam utilizadas na prevenção e combate ao novo coronavírus. A distribuição das peças será definida pela Secretaria Estadual de Saúde para populações socialmente vulneráveis do estado. 

A entrega dos EPI’s contou com a presença do presidente do Sistema Famasul, mauricio Saito, do Governador Reinaldo Azambuja, os secretários Eduardo Riedel (Segov), Geraldo Resende (Saúde); secretário-adjunto Ricardo Senna (Semagro), além do diretor-tesoureiro da federação, Marcelo Bertoni, e do diretor-secretário, Frederico Stella.

A confecção das máscaras foi realizada em um atelier de Campo Grande por um grupo de instrutoras do Curso de Corte e Costura oferecido pelo Senar/MS.

Todas as etapas do processo de fabricação dos EPI’s seguiram rigorosamente os regramentos sanitários preconizados pelos órgãos oficiais de saúde, desde os cuidados no ambiente de trabalho até a modelagem das máscaras e acabamentos, que atendem à Nota Informativa (NI) nº 3/2020, do Ministério da Saúde.

A NI se baseia na Lei 13.969 (06.02), e na Portaria 327, (24.03), que estabelecem medidas de prevenção para o enfrentamento da Covid-19, fixando a padronagem para utilização de EPIs.
“Temos o compromisso de continuar confeccionando essas máscaras até o final da pandemia. Estamos formatando um novo curso, por meio de EaD, para capacitar na área de Corte e Costura e aumentar a quantidade de fabricação das máscaras", disse Mauricio Saito. 

Vale lembrar que o Decreto Estadual nº 15.456/2020, publicado em 22 de junho, tornou obrigatório o uso de máscara em todas as cidades de MS. 
“Gostaria de parabenizar o Governo do Estado por todas as medidas de contenção estabelecidas para que esse período seja superado o quanto antes, da forma mais segura possível” ressaltou o presidente. 

“Que essa iniciativa da Famasul inspire outras empresas a também contribuírem para que a população mais vulnerável, principalmente, seja contemplada com essas medidas de segurança para, em conjunto com o isolamento social, conseguirmos combater a Covid-19”, destacou o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende.

Ações durante a pandemia - Esta é mais das ações que o Sistema Famasul vem desenvolvendo para amenizar os efeitos da pandemia da Covid-19. A entidade está tomando todas as medidas para preservar a saúde e a segurança de seus colaboradores, e trabalhando sempre pela manutenção dos serviços da Famasul e Senar/MS junto aos produtores rurais do estado.

Entre elas está o atendimento da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, que passou a ser virtual, sendo estendido a mais de 3 mil produtores de MS, que continuam recebendo suporte e materiais técnicos, como boletins, guias e cartilhas elaborados especificamente para o meio rural. Toda a consultoria técnica que era realizada presencialmente junto aos produtores permanece via telefone, WhatsApp e e-mail.

Em junho, o Sistema Famasul, promoveu uma capacitação virtual para mais de 400 técnicos da ATeG, mobilizadores e instrutores sobre cuidados essenciais para evitar a transmissão do vírus no meio rural, já numa preparação para o retorno presencial, quando autorizado.

Também em junho a Famasul deu início a uma importante e inovadora ferramenta de comunicação: as lives do Sistema Famasul, todas as terças-feiras, às 18h. Já foram realizadas edições sobre Bovinocultura de Leite, Piscicultura, Horticultura, Piscicultura e Bovinocultura de Corte, com alcance superior a 15 mil pessoas.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Anahi Gurgel