Skip directly to content

Com manejo correto e gerenciamento profissional, apicultor transforma produção de mel em Sidrolândia

TRANSFORMANDO VIDAS

Com manejo correto e gerenciamento profissional, apicultor transforma produção de mel em Sidrolândia

Nelson recebe ATeG do Senar há um ano e maio.
03/03/2023 - 10:45

Há um ano e meio o apicultor Nelson Alves Rocha, de Sidrolândia, começou a receber Assistência Técnica de Gerencial do Senar/MS. Desde então, algumas técnicas novas e gerenciamento profissional do apiário transformaram a forma de produção de mel. Esse é o case de sucesso da série #TransformandoVidas desta semana.

“Tem sido importante na divisão de enxames e colocar cera alveolada nova. Assim, abrimos espaço para que as abelhas continuem fazendo essa postura. Quanto mais abelha melhor, porque a função do apicultor não é produzir mel, e sim abelha. E com cera alveolada nova, a tendência é o mel sair mais limpo”, detalha.

O gerenciamento com anotações de todas as movimentações, compras e vendas da propriedade também auxiliam o apicultor.

“Não existia gerenciamento. Com a vinda do Senar/MS eu comecei a fazer o inventário de recursos, manejo do apiário, manejo individual das colmeias, controle das atividades, os itens de despesas, eu comecei a guardar as notas de despesas. Qualquer coisa que eu comprar referente ao apiário, comecei a anotar, a fazer o controle de despesas. Hoje você tem as colmeias numeradas. Você sabe o que você fez em cada colmeia e o que está para fazer. Isso daí muda muito”, comentou.

Por fim, Nelson ressalta a importância de se buscar o Senar/MS desde o começo da produção. “Se quer iniciar na apicultura, a primeira coisa que tem que fazer é um curso básico, depois um curso avançado, e depois se quiser especializar no mel, na produção de colmeia, própolis ou no pólen, você pode escolher. Tem muita opção dentro da apicultura. Então para você ter esse conhecimento, é só através do Senar”, finaliza.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do YouTube e no site.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu