Skip directly to content

O SENAR MS

 

O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) foi criado pela Lei 8.315/1991 no dia 23 de dezembro com o propósito de ser uma entidade de direito privado e patronal rural, vinculada à CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) e dirigida por um Conselho Deliberativo de composição tripartite e paritária composto por representantes do Governo Federal e das classes trabalhadora e patronal rural.

Tanto em outras unidades da Federação, quanto em Mato Grosso do Sul, o trabalho da instituição é organizar, administrar e executar em todo o território nacional, a FPR (Formação Profissional Rural) e a PS (Promoção Social) de jovens e adultos, homens e mulheres do meio rural. Também oferece atendimento gratuito, a milhares de brasileiros, todos os anos, contribuindo para a sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania.

O Senar/MS promove cursos e capacitações nos 79 municípios do estado, para desenvolver competências profissionais e sociais em diferentes profissões da zona rural.

O portfólio de produtos da instituição contempla os Programas e Projetos Especiais que atendem desde a educação básica até a capacitação formal que oferece curso técnico de nível superior. Também com iniciativas que disponibilizam ações de saúde com consultas médicas e odontológicas para a população rural.

Nos últimos anos, a entidade ampliou, significativamente, o seu leque de ofertas educativas de FPR (Formação Profissional Rural), PS (Promoção Social) e educação profissional técnica concentrando esforços na busca de novas parcerias para ampliar ainda mais o atendimento das necessidades de formação e qualificação no campo.

A ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) é mais uma das metodologias do Senar, que acredita na multiplicação do conhecimento. A produção assistida da entidade auxilia os produtores rurais em 14 diferentes culturas em todas as regiões de Mato Grosso do Sul.

Senar Mato Grosso do Sul – Transformando Vidas.