Skip directly to content

“As abelhas me deram sobrevida”, diz professor aposentado que se tornou apicultor

“As abelhas me deram sobrevida”, diz professor aposentado que se tornou apicultor

Com colheita finalizando, a expectativa de Juca que é atendido pelo Senar/MS é de dobrar a produção de mel neste ano.
19/01/2024 - 12:00

Um trabalho que proporcionasse lucro e qualidade de vida. Esse era o objetivo do Lupércio Braga, mais conhecido como Juca, quando conseguiu a aposentadoria. Após algumas experiências, encontrou tudo aquilo que procurava. Com a Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, Juca se tornou um apicultor e é apaixonado pelas abelhas. Essa relação e o aumento da produção de mel em Mato Grosso do Sul são os destaques do #TransformandoVidas desta sexta-feira (19).

Nascido em Inúbia Paulista, formado em Educação Física e Técnico em Agropecuária, Juca veio para Mato Grosso do Sul, para assumir uma vaga como professor em Nova Andradina. Após anos de trabalho, começou a pensar no futuro.

“A profissão de professor é muito estressante e aposentar doente não adianta”, afirma Juca.

Em 2018, já aposentado, ele encontrou na apicultura a oportunidade de continuar trabalhando sem deixar a motivação de lado e com qualidade de vida.

“Eu conheci as abelhas e começou a me despertar um interesse. Não demorou muito e eu me apaixonei pela atividade. As abelhas me deram uma sobrevida. É preciso estar focado naquilo que está fazendo. Então eu consigo apagar as coisas ruins, os problemas. É como se fosse uma terapia muito apaixonante” explica.

Dedicado e querendo melhorar as técnicas aplicadas na produção, Juca conheceu o Senar/MS e fez vários cursos, entre eles Apicultura Básica e Avançada.

“Eu comecei capturando enxame, mas perdia vários porque eu não sabia muito e tinha somente o conhecimento empírico. O Senar chegou para transformar essa realidade”, conta o produtor.

Entre um ensinamento e outro decidiu trazer a Assistência Técnica e Gerencial de Apicultura. Foi nesse momento que as coisas começaram a mudar. O apicultor melhorou o manejo com as abelhas, aumentou a produção e desenvolveu melhores estratégias para a comercialização do mel.

“A paixão não deixa a gente parar, e com a chegada do Senar eu estou com 120 caixas com abelhas, consegui melhorar os exames, tenho mais habilidade para o manejo e, além disso, aumentei a minha produção de 700 quilos para quase uma tonelada e meia”, afirma.

O sucesso do Juca é reflexo de um trabalho em todo estado por meio da ATeG da Apicultura. De acordo com dados do Senar/MS, as propriedades atendidas pelos técnicos registraram uma produção de 99,91 toneladas de mel no ano passado. Com a colheita em fase final, para 2024 são esperadas 105 toneladas do produto, um aumento de 5%.

“Este ano a colheita foi boa. Nós tivemos um bom resultado. Ano passado, o excesso de chuva atrapalhou muito o fluxo foral. E através do Senar/MS, conseguimos melhorar os enxames, fazendo com que tudo tenha corrido muito bem este ano”, comemora.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – José Pereira