Skip directly to content

Agroindústria: Com 300 caixas de mel é possível produzir aproximadamente 10 toneladas por ano

Mercado Agropecuário

Agroindústria: Com 300 caixas de mel é possível produzir aproximadamente 10 toneladas por ano

13/06/2022 - 08:00

Produtores rurais no setor agroindustrial podem produzir até 10 toneladas de mel por ano, com 300 caixas, com média de 30 e 40 quilos por safra. De acordo com o Departamento de Assistência Técnica e Gerencial do Senar Mato Grosso do Sul, com orientações e adequações para atender a legislação, é possível aumentar a produção. Este é o assunto do #MercadoAgropecuário desta segunda-feira (13).

Segundo a Analista de ATeG, Camila Lima, seguindo a metodologia do Senar/MS realiza-se o diagnóstico produtivo e socioeconômico do estabelecimento e posteriormente inicia-se o planejamento das execuções para atender a legislação vigente com o objetivo de formalizar a agroindústria. “O produtor rural que aceita as orientações do técnico de campo, além de aumentar a sua produção, consegue implementar hábitos higiênicos-sanitários que melhoram significativamente a qualidade do seu produto e consegue assegurar para o consumidor a segurança alimentar necessária.”, explica.

Derivados do Mel – O produtor rural, Sérgio Soares da Costa, do município de Angélica iniciou os atendimentos na Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS em novembro de 2020.

Com o objetivo de formalizar a produção de mel, iniciou a construção e adequação estrutural do estabelecimento agroindustrial em abril de 2021, para se adequar a legislação do SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal). Com essa adequação é possível avaliar a qualidade e inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para receber a certificação que possibilitará comercializar o mel produzido em todo o território nacional.

A produção tem valor agregado com outros produtos, como o própolis, cera bruta e cera alveolada. Além disso, o aperfeiçoamento de uma nova rotulagem, tabela nutricional, análises laboratoriais de água, produto e manual de boas práticas de fabricação do estabelecimento está em desenvolvimento.

Para saber mais sobre a Assistência Técnica e Gerencial em Agroindústria procure o sindicato rural do seu município.

Mercado Agropecuário – O Sistema Famasul divulga todas as semanas uma matéria sobre o andamento das principais cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul. Acompanhe! Conheça também: Educação no Campo e Transformando Vidas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis