Skip directly to content

Agroindústria de vegetais processados em Terenos é reconhecida mundialmente

Agroindústria de vegetais processados em Terenos é reconhecida mundialmente

Produtora rural recebeu o acompanhamento do Senar/MS e recentemente ficou em terceiro lugar no Prêmio Mulheres Rurais – Espanha.
17/06/2022 - 08:00

Com uma produção de cerca de 600kg de vegetais minimamente processados por mês, a produtora rural, Dalvina Souza, consegue ajudar a renda de mais seis famílias na área rural de terenos, onde vive. Ao todo, 70% dos produtos são de plantio próprio e 30% são adquiridos de produtores vizinhos, movimentando a economia na região. A agroindústria é o assunto da série #TransformandoVidas desta semana.
Há dois anos a produtora rural trabalha na produção de vegetais prontos para consumo, como abobrinha, cenoura, beterraba, abóbora cabotiã, mandioca, pequi e batata doce. Hoje, são seis colaboradas que integram a Associação das Mulheres da Terra (ASMUTER). Recentemente, participaram do concurso Prêmio Mulheres Rurais – Espanha. A associação conquistou o terceiro lugar. 
A agroindústria de Dalvina estava em fase de acabamento quando ela solicitou uma visita técnica do Senar/MS. Em abril de 2021 resolveu aderir ao ATeG Agroindústria. No início dos atendimentos, a produtora solicitou a visita da vigilância sanitária e conseguiu sua licença para comercializar os produtos.
“Depois de toda documentação pronta, todo o trâmite que a gente fez em relação a autorizações, conseguimos levar o nosso produto para o mercado. Teve boa aceitação”, diz Dalvina. 

Ao término das obras, a técnica instruiu a proprietária e colaboradoras a fazerem um fluxo de produção onde não houvesse contaminação cruzada, além de retirada de adornos e utilização de touca, máscara, avental e sapatos adequados na hora da manipulação. No decorrer dos atendimentos, foi feito inventário de recursos, lançamentos de despesas e receita mês a mês, algumas recomendações na parte estrutural e relacionada as Boas Práticas de Fabricação.
“O Senar fez grande diferença na nossa vida, é uma transformação a cada dia que eu recebo as visitas, as pessoas que dão atenção para gente. É muito importante você ter um órgão, um estabelecimento que dê atenção. É o que nós estamos recebendo hoje com o acompanhamento do Senar.”, ressaltou a produtora.
Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal no YouTube, e conteúdos sobre Agroindústria do Senar/MS em ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’.

Fonte: Michelle Machado - Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul