Skip directly to content

Captação do leite em Mato Grosso do Sul reduz 12% no primeiro trimestre de 2022

Mercado Agropecuário

Captação do leite em Mato Grosso do Sul reduz 12% no primeiro trimestre de 2022

Para analista técnica, a menor produção no campo pode ser reflexo dos altos custos de produção, principalmente dos insumos que compõem a alimentação animal.
02/05/2022 - 09:45

Foto: Alcides Okubo Filho - Embrapa Gado de Leite

De acordo com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), nos três primeiros meses de 2022 o volume de leite captado em Mato Grosso do Sul com Inspeção Federal foi de 43,8 milhões de litros de leite, valor 12,48% menor se comparado com o mesmo período do ano anterior, com total de 50 milhões de litros. Este é o assunto do #MercadoAgropecuário desta segunda-feira (02).

“A menor captação de leite em 2022 indica a menor produção no campo e pode ser reflexo dos altos custos de produção, principalmente dos insumos que compõem a alimentação animal, como farelo de soja e milho explica a analista técnica do Sistema Famasul, Fernanda Oliveira.

O coordenador da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, Nivaldo Passos, enfatiza que o produtor rural pode encontrar alternativas para superar as épocas mais desafiadoras. “Hoje a ATeG existe para auxiliar os produtores também na parte da gestão do seu negócio, como por exemplo na cadeia da bovinocultura de leite, levando conhecimento por meio de orientações técnicas e administrativas da propriedade rural”.

“Outro ponto é a atividade de Agroindústria cada vez mais presente nas propriedades de leite afim de agregar maior valor na mercadoria através do processamento para a produção de derivados. A ATeG também oferece assistência nessa vertente”, destaca, Nivaldo.

O valor médio do leite pago ao produtor rural cresceu 14,55% de acordo com dados da Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) e Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). No primeiro trimestre deste ano foram R$ 1,96 por litro. No mesmo período de 2021 o valor era de R$ 1,71 por litro de leite.

Mercado Agropecuário – O Sistema Famasul divulga todas as semanas uma matéria sobre o andamento das principais cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul. Acompanhe! Conheça também: Educação no Campo e Transformando Vidas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis