Skip directly to content

Casa Rural recebe II Simpósio da Abraves com programação para 2 dias

Casa Rural recebe II Simpósio da Abraves com programação para 2 dias

Evento marca os 4 anos de atuação da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos em MS
14/09/2022 - 11:45

Nesta quarta-feira (14), a Casa Rural recebeu autoridades, suinocultores, profissionais da área e estudantes para o II Simpósio da Abraves - Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos de MS. O evento tratou de novas tecnologias, sustentabilidade e status sanitário da produção suinícola de Mato Grosso do Sul, que atualmente é o 6° maior produtor de suínos do país e o 5° maior exportador.

Na abertura, o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, enalteceu o trabalho feito pelos profissionais e produtores rurais em suinocultura. “Parabéns a todos os suinocultores que transformaram essa importante cadeia produtiva do nosso estado, colocando todos os eles em um patamar realmente diferenciado”.
“Recentemente a Famasul lançou o Boletim técnico da suinocultura, com um diagnóstico completo e dados atualizados sobre essa atividade. Nossos técnicos elaboraram esses conteúdos de excelente qualidade justamente pela importância da suinocultura. Vale destacar que, em 2023, MS será área livre de febre aftosa sem vacinação e isso possibilitará também à suinocultura estadual ampliar os seus mercados”, completou Bertoni. 

O presidente da Abraves, Carlos Carrijo, ressaltou a atuação da instituição no estado. “Exatamente no dia 14 de setembro de 2018, um grupo de profissionais aqui reunidos idealizou a criação da Abraves. Durante esses 4 anos, a associação, com o apoio de todos as instituições governamentais, empresas e produtores, com uma dedicação enorme de todos os abraveanos e com a colaboração da academia ligada à suinocultura, executou 12 ações de educação continuada. Isso equivale a uma ação a cada quadrimestre”. 

A Iagro e a Asumas também estiveram presentes na abertura, com o diretor adjunto Cristiano Moura e o presidente Alessando Boigues, respectivamente. Boigues foi um dos palestrantes no simpósio e reforçou as parcerias institucionais. “Agradeço à Abraves por fazer com que a suinocultura sul-mato-grossense receba essa atenção e por termo hoje uma atividade crescente, nova e que precisa desse debate. Agradeço à Famasul por adotar a nossa suinocultura como uma “filha da Casa Rural”. Tudo que a gente precisa, a instituição e o presidente Marcelo Bertoni estão abertos a nos guiar e ajudar. Agradeço ainda à Iagro pela defesa da sanidade animal em todo o estado”, disse.

O Simpósio segue até a tarde desta quinta-feira (15) na sede da Famasul, em Campo Grande, com uma programação extensa, com palestras e mesas redondas.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Michelle Machado