Skip directly to content

CNA oferece aplicativo para rastreabilidade de produtos destinados à alimentação humana

CNA oferece aplicativo para rastreabilidade de produtos destinados à alimentação humana

20/05/2019 - 15:30

Agri Trace Rastreabilidade Vegetal – Este é o nome do sistema desenvolvido pela CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil que tem como finalidade principal ajudar o produtor familiar a realizar o procedimento de rastreabilidade dos produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana.

Este é o tema do Mercado Agropecuário dessa segunda-feira (20) que aponta ainda que mapear o andamento da produção do campo à mesa está previsto nas regras definidas pela Instrução Normativa Conjunta ANVISA/SDA-MAPA nº 02 de 07 de fevereiro de 2018. “Se faz urgente a necessidade do produtor rural se adequar às novas exigências, considerando que os produtos vegetais, frescos ou seus envoltórios como caixas, sacarias e demais embalagens, devem estar devidamente identificados de forma a possibilitar o acesso, pelas autoridades competentes, aos registros de informações obrigatórias”, afirma o gerente da Unidade Técnica, Francisco Paredes.

O sistema fornecerá a possibilidade do produtor detalhar as informações de origem como data de plantio, de colheita, definição do talhão plantado, insumos utilizados e os tratos culturais realizados e realizar a impressão de etiquetas com caracteres alfanuméricos, código de barras, QR Code ou qualquer outro método que permita identificar os produtos vegetais frescos de forma única e inequívoca.

Com o aplicativo, os horticultores terão o benefício de um código de barras padronizado, reconhecido nacional e internacionalmente. Em todos os módulos haverá um painel de gestão que apresentará as principais informações para cada elo na cadeia de frutas e hortaliças. Para mais informações sobre o aplicativo e suas funcionalidades, acesse: https://www.cnabrasil.org.br/agritrace-vegetal

Mercado Agropecuário – O Sistema Famasul divulga todas as segundas-feiras uma matéria sobre o andamento das principais cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul. Acompanhe!

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ana Brito