Skip directly to content

Encontro Técnico do Leite: Diretor da Famasul destaca os desafios do setor leiteiro em MS

Encontro Técnico do Leite: Diretor da Famasul destaca os desafios do setor leiteiro em MS

07/06/2019 - 13:45

Representantes do setor produtivo se reuniram nessa sexta-feira (07) no 22º Encontro Técnico do Leite, evento realizado na sede do Sindicato Rural de Campo Grande, com a participação de mais de 100 produtores do segmento leiteiro do estado.

O diretor-tesoureiro do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Marcelo Bertoni, falou da importância da representatividade para o mercado do leite. “Entre as várias ações que realizamos em prol dos produtores rurais do estado neste setor, destaco a reunião que tivemos, neste sindicato, no começo deste ano, com a ministra do Mapa, Tereza Cristina Côrrea da Costa Dias e, mais recentemente, na sede do Sistema Famasul, quando elaboramos um documento com propostas para melhorar a competitividade da matéria-prima produzida no MS”.

O vice-presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, André de Arruda Moraes Ribeiro, reforçou o objetivo do encontro: “A função dessa iniciativa é falar de uma demanda importante para os produtores de Mato Grosso do Sul, do Brasil e do Mundo que é a comercialização”.

Para a presidente da Silems - Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Mato Grosso do Sul, Milene Nantes, a união entre setores é fundamental. “A indústria precisa trabalhar junto ao produtor rural”.

Na abertura, o presidente da OCB/MS, Celso Regis Ramos, falou da importância do cooperativismo para o desenvolvimento do setor e acrescentou: “Em 2019, nossa instituição completa 40 anos”.  Em seguida, o deputado estadual, Capitão Contar, salientou: “Estamos aqui hoje para aprender mais. Eu sei dos desafios que o setor sofre”.

Sobre os desafios da comercialização, o superintendente da Semagro, Rogério Beretta, associou: “A saída está na assistência técnica. Precisamos trabalhar o associativismo e o cooperativismo”.

Participaram da abertura do evento, o deputado estadual, Felipe Orro; o diretor-tesoureiro do Sindicato Rural de Campo Grande e vice-presidente do Conseleite, Wilson Igi;  o vice-presidente do CRMV/MS, Jair Vicente de Oliveira; o presidente do Conseleite, Paulo Fernando; o vereador, André Salineiro; o presidente do Núcleo dos Criadores de Girolando, Marcelo Renck Real.

O evento inicia com a palestra do assessor técnico em pecuária de leite na CNA, Thiago Francisco Rodrigues e segue com a abordagem de especialistas com os temas: tecnologia, legislação, comercialização, entre outros. Durante a abertura, Igi entregou ao deputado Contar um documento com as principais demandas do setor.

Senar/MS – O evento conta com a participação de 16 produtores rurais, de Sidrolândia, atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, em bovinocultura de leite, acompanhados do coordenador, Juliano Coelho; da supervisora, Natália Leite e dos analistas do Sistema Famasul, Eliamar Oliveira e Juliano Bastos. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ana Brito