Skip directly to content

Expogrande 2019: Senar/MS apresenta as ações da Assistência Técnica e Gerencial em evento sobre Ovinocultura

Expogrande 2019: Senar/MS apresenta as ações da Assistência Técnica e Gerencial em evento sobre Ovinocultura

11/04/2019 - 17:00

O técnico do Senar/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Custódio Júnior, palestrou no 17° Simpósio Sul-Mato-Grossense de Ovinocultura, realizado no auditório Gov. Wilson Barbosa Martins, no parque de exposições Laucídio Coelho, durante a Expogrande 2019.

Custódio apresentou os resultados desenvolvidos pelos produtores atendidos pela ATeG - Assistência Técnica e Gerencial. “Para participar da ATeG a pessoa deve ser produtora de ovinos, realizar os cursos, saber trabalhar em equipe”.  O Senar/MS envia um técnico à propriedade para auxiliar e orientar o produtor a respeito do desenvolvimento que pode ser feito, tanto em relação à cultura quanto à administração rural. "O objetivo é disseminar o conhecimento por intermédio da educação para a evolução da ovinocultura no estado", salientou o especialista.

Júnior também afirmou que com mais produtores aderindo à atividade, o mercado se desenvolverá ainda mais. “Não importa onde você está, você consegue melhorar, desde que você use a tecnologia certa na hora certa”.

“Com o conhecimento nós deixamos de ser um simples ovinocultor para se tornar um empresário da ovinocultura. Gostei do simpósio porque explicou sobre ovinocultores, especialmente em relação a criação de reprodutores” declarou o produtor, Osvaldo Alves Rodrigues, que participou do encontro.

O tema do simpósio foi "Sistema de Produção de Ovinos do Cerrado - Uma Proposta Compartilhada" com palestras realizadas por criadores e técnicos experientes.

O evento foi realizado pela Asmaco (Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Ovinos) e teve o apoio do Senar/MS, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis