Skip directly to content

Famasul e AACC firmam parceria para atendimento oncológico pediátrico no programa Saúde do Homem e da Mulher Rural

Responsabilidade Social

Famasul e AACC firmam parceria para atendimento oncológico pediátrico no programa Saúde do Homem e da Mulher Rural

15/05/2023 - 16:30

Na manhã desta quarta-feira (15), o Sistema Famasul e a AACC/MS assinaram um termo de cooperação técnica, na Casa Rural, firmando parceria para o atendimento de crianças e adolescentes nas ações do Programa Saúde do Homem e da Mulher Rural, do Senar/MS, em todo o estado. A parceria prevê o encaminhamento de casos suspeitos de câncer infantojuvenil, detectados nas ações, para que a associação dê continuidade aos tratamentos junto a unidades de saúde do estado.

O termo de cooperação faz parte da ampliação do atendimento do Senar/MS do Programa Saúde do Homem e da Mulher a partir de 2023, contemplando crianças e adolescentes de 0 a 19 anos.

“Saúde é prioridade do Sistema Famasul. Nas ações de saúde do Senar/MS já oferecemos consultas e exames em ginecologia, urologia, dermatologia e oftalmologia. Agora, também contaremos com um pediatra oncológico, reforçando nosso compromisso com a qualidade de vida e saúde da população do campo”, destacou o presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni.

O atendimento médico pediátrico oncológico será feito por profissional credenciado pelo Senar/MS e integrará as ações de saúde desenvolvidas sempre aos sábados, em parceria com o Sindicato Rural e prefeituras dos municípios solicitantes.

Para a presidente da AACC, Mirian Comparin, é uma satisfação se unir ao Senar e Famasul nesse projeto que visa cuidar da saúde da família do campo e que consegue chegar onde a AACC/MS não consegue estar.

“Além disso, a inserção de crianças nesse atendimento vai possibilitar o diagnóstico precoce da doença, que é também um dos propósitos da nossa instituição. Se a nossa missão é o cuidado com as crianças e adolescentes com câncer, ter essa identificação precoce já é um começo muito positivo na jornada pela cura”, afirma.

A partir das ações aos sábados, a associação vai encaminhar os casos suspeitos de câncer infantojuvenil detectados pela regulação do município, para continuidade do tratamento.

A previsão é que de maio a dezembro deste ano, a parceria percorra 27 municípios e contemple até 20 atendimentos na especialidade de pediatria, alcançando média de 540 pacientes.

Pelo Senar/MS, participaram da assinatura a diretora-técnica Mariana Urt; o gerente educacional Lucas Garcia; a coordenadora educacional Pauline Cury; e o assessor técnico, coordenador dos programas especiais em saúde, Lucas Gottardi. Também esteve presente também a encarregada de relações institucionais da AACC, Regina Filipini.

Senar/MS e a saúde no campo – São muito amplas as iniciativas do Senar/MS voltadas à saúde da população rural. Uma delas é o programa especial do Senar Mato Grosso do Sul contribui para a mudança e melhoria de vida e saúde da população que vive e trabalha no campo.

A ação leva atendimento médico gratuito com a realização de exames e consultas como também compartilha informação sobre prevenção de doenças, qualidade de vida, hábitos saudáveis e combate à violência doméstica.

Desde 2017, início do programa, foram realizados 114 eventos e mais de 28,5 mil atendimentos.

Também gratuito, o programa Sorrindo no Campo leva atendimento odontológico para as famílias do campo. Com início em 2023, a ação já realizou 10 eventos e teve mais de 450 participantes.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu