Skip directly to content

Funar proporciona estágio no agro para jovem, que se apaixonou ainda mais pela profissão

Funar proporciona estágio no agro para jovem, que se apaixonou ainda mais pela profissão

Mateus dos Anjos, 22 anos, conseguiu uma oportunidade pela Funar, que integra o Sistema Famasul.
18/08/2023 - 08:45

No dia 18 de agosto é comemorado o Dia do Estagiário. Estudantes que iniciam a vida profissional ganham cada vez mais espaço no mercado de trabalho e protagonismo nas empresas. No agro não é diferente! Nesta data tão importante, o #TransformandoVidas desta sexta-feira (18) traz a história do Mateus dos Anjos, que está terminando essa etapa e pronto para novas oportunidades.

Mateus dos Anjos, tem 22 anos, é natural de Angélica e sempre conviveu com o campo. A história e o trabalho da família fizeram despertar no jovem aquela vontade de continuar vivendo e trabalhando nesse lugar fértil para realizar sonhos. “Os meus avós maternos e paternos, meus bisavôs, eles sempre foram sitiantes, pequenos produtores. Então, eu sempre tive esse amor pela agricultura, pela pecuária, pelo agronegócio de maneira geral”, conta Mateus.

Por conta desse apego familiar e por essa paixão pelo agro, aos 17 anos, ele se mudou para Nova Andradina, onde foi cursar agronomia no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, mas faltava algo para o estudante. No último ano, o jovem sentiu a necessidade de vivenciar a rotina agrícola na prática. Foi nesse momento que ele conheceu a Funar (Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural), que faz parte do Sistema Famasul.
“Através do Senar/MS eu conheci a Funar e, por meio dela, o programa de estágios. Eu seguia, sempre acompanhava as postagens pelas redes sociais e foi por lá onde eu fiquei sabendo da vaga de estágio”, explica.

O Mateus foi aprovado no processo seletivo para estagiar em uma propriedade rural em Sidrolândia. Ele teve a experiência de acompanhar as atividades operacionais, desde básicas até as mais técnicas de toda a cadeia produtiva agrícola da fazenda. A dedicação chamou atenção de quem acompanhou todo o desenvolvimento durante o estádio.
“O Mateus foi extraordinário. Ele chegou aqui com muita vontade. Tem sede de buscar, de aprender, de melhorar as atividades que ele faz. Eu acredito que ele vai sair agora bem robusto para o mercado de trabalho para poder ser um grande profissional”, relata Euzébio Bíseo, gerente agrícola da propriedade.

Com o fim do estágio, o Mateus tem a certeza de que fez a escolha certa em confiar no trabalho da Funar, tornando-se um profissional qualificado para atender a demanda do mercado de trabalho, cada vez mais exigente.
“Eu posso dizer que a Funar, ela tem 100% de influência na minha vida em relação a parte profissional. Acredito que após essa experiência que vai surgir muita... Inúmeras oportunidades boas”, conclui.

Ficou interessado e quer participar? É simples! Para se candidatar e cadastrar seu currículo, o aluno deve ter 16 anos ou mais, estar matriculado em curso de nível médio, técnico ou superior e frequentando as aulas. O cadastro dos alunos e acesso às oportunidades podem ser feitos na página da FUNAR. 
Entre em contato por e-mail: funar@funar.org.br ou (67) 3320-9705.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – José Pereira