Skip directly to content

Gerenciamento profissional na pecuária de corte aumenta produção de carne

Pecuária Sustentável

Gerenciamento profissional na pecuária de corte aumenta produção de carne

Gerenciamento profissional na pecuária de corte aumenta produção de carne
05/01/2022 - 10:00

Gerenciar profissionalmente a bovinocultura de corte pode ser a fórmula para que produtores rurais alavanquem a produtividade da proteína. O conceito de produzir mais com menos é ensinado no curso ‘Medindo Produção de Carne’ que faz parte do portfólio do Senar Mato Grosso do Sul e é tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (05). 

A produção de carne de uma propriedade é avaliada a partir dos índices zootécnicos, incluindo dados produtivos, quantitativos e qualitativos que refletem o desempenho da atividade. “Essas informações são analisadas junto a um comparativo com as propriedades vizinhas, com a região e com os índices aplicados nacional e internacionalmente”, explica o instrutor, Osvaldo Ramalho Neto. 

A gestão, fundamental para obter resultados, deve ser feita entre técnico e produtor. Avaliar os antecedentes pelo menos dos últimos 12 meses e fazer um projeto consolidado, garantem não somente produzir mais carne por hectare, como gerar lucros na atividade”. 

A tecnologia e as mudanças para esta cadeia produtiva são abordadas na capacitação. “As mudanças foram consideráveis. Graças a genética, nutrição, manejo e o gerenciamento da propriedade que possibilita entender o tipo de solo, o perfil do animal, a capacidade de investimento, entre outros dados”.  

O curso estará disponível a partir do dia 10 de janeiro. Com carga horária de 16 horas e limite de 15 pessoas por agenda. 

Os interessados podem procurar pelo sindicato rural do seu município e obter mais informações.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque