Skip directly to content

Hamburguer de Peixe: Curso do Senar/MS ensina como preparar opção diferente para Sexta-Feira Santa

Alerta Spoiler

Hamburguer de Peixe: Curso do Senar/MS ensina como preparar opção diferente para Sexta-Feira Santa

Com 100% de aproveitamento do pescado, técnicas de processamento desta proteína e receitas para fazer sucesso na cozinha
13/04/2022 - 09:30

A dificuldade de separar as espinhas da carne faz com que algumas pessoas pensem duas vezes antes de comer esta proteína. Mas estamos aqui para mudar isso! Na semana de maior consumo de peixe, vamos desvendar o segredo para você comer sem medo de ser feliz. Este é o assunto da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (13). 

“Para esta tarefa, você vai precisar apenas de uma faca bem afiada e de atenção. Abra o peixe do lado oposto da barriga, passando a lâmina de ponta a ponta até que as espinhas e os ossos sejam separados. O mesmo procedimento deverá ser feito com a outra parte do peixe, da cabeça até o rabo”, explica o instrutor, Francisco Ferreira de Souza. 

Outra forma é abrir o peixe de ponta a ponta e ‘recortar’ as espinhas, uma a uma, até separar totalmente a carne da estrutura óssea. 

Após este procedimento, o filé de peixe estará pronto para receitas ao molho, petiscos, bolinhos e croquetes. A pele do peixe ou couro também pode ser separada da carne e com ela é possível preparar pururuca. E a carcaça é o ingrediente principal no preparo de caldos. 

Sabia que também é possível defumar o peixe inteiro ou rechear? Basta retirar a cabeça e o rabo e realizar a limpeza, retirando as vísceras do animal e lavando bem. 

Tudo isso você aprende no Curso Processamento da Carne de Peixe que ensina também sobre conservação da proteína, limpeza, técnicas de preparos, processos de armazenamento e comercialização. 

Para os meses de abril e maio tem agenda desta capacitação nos municípios de Guia Lopes da Laguna, Aquidauana, Três Lagoas, Mundo Novo, Camapuã, Itaporã e Nioaque. Acesse senarms.org.br e saiba mais. 

E para os fãs de hamburguer, tem a opção do “FishiBurger”. A gente dá um spoiler do curso e te ensina como preparar. 

Ingredientes:
1 Quilo de carne de peixe moída
1 Sachê de creme de cebola
1 Cebola Picada
4 col. de amido de milho
Temperos: Sal, Alho, Pimenta e Cheiro-Verde

Preparo:
Misture todos os ingredientes, faça bolinhas e amasse até dar o formato circular de um hamburger. Na montagem do lanche a dica é acrescentar salada, molhos, fica muito bem acompanhado com salada, molhos e outros itens.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque