Skip directly to content

Moradora de Campo Grande faz curso do Senar/MS e melhora renda da família

Moradora de Campo Grande faz curso do Senar/MS e melhora renda da família

Marinalva participou de capacitação em Floricultura e hoje vende kokedamas
23/09/2022 - 08:15

Marinalva Souza, de 45 anos, é moradora de Campo Grande, e há três anos fabrica kokedama, técnica japonesa onde a planta é cultivada em uma bola de musgo. O que no começo era um hobby, acabou virando negócio. Ela se aperfeiçoou com a ajuda do Senar/MS e, de casa, foi para feiras e workshops vender seu produto. A história dessa aluna do curso de Floricultura está no #TransformandoVidas desta semana.

Tudo começou com uma reportagem na televisão. Aos poucos, Marinalva foi aprendendo e produzindo suas próprias kokedamas e, com o tempo, percebeu a necessidade de se aprofundar no mundo da floricultura. “Eu aprendi a fazer o kokedama, mas não sabia mexer com plantas. Eu fazia as minhas, algumas morriam, outras davam certo... e eu encontrei no Senar, o que eu precisava”, conta a floricultora.

“Hoje eu ainda faço kokedamas para mim, com as mudas que eu encontro, mas já tenho uma clientela. Também participo de feiras, ministro workshops... Graças ao conhecimento que adquiri no curso de floricultura do Senar MS, eu pude avançar para outra fase, de um hobby para uma fonte de renda”, completa Marinalva.

A floricultora participou do curso em 2019. Mesmo sendo uma renda, para ela, trabalhar com a natureza não tem preço. “Trabalhar com plantas é terapia, é vida! Porque você está mexendo com a terra, você está em contato com a planta. É uma forma de cuidado, conosco e com os outros”.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do YouTube e no site, com as editorias “Mercado Agropecuário” e “Educação no Campo”.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Michelle Machado