Skip directly to content

Motivado pelo Senar/MS, produtor de seringueira de Aparecida do Taboado transformou ideia em sucesso

Motivado pelo Senar/MS, produtor de seringueira de Aparecida do Taboado transformou ideia em sucesso

Orientações de manejo e controle de gastos da ATeG geram resultados nos talhões
24/03/2023 - 14:00

A maioria dos depoimentos do #TransformandoVidas relata conquistas alcançadas em até dois anos. No caso da heveicultura, os resultados aparecem a longo prazo, já que a produção estabiliza entre nove e dez anos. Com tantos desafios, além da orientação técnica, essencial para obter resultados, é preciso motivação para manter o foco. E este também foi o papel do Senar/MS na vida do produtor rural, Daniel de Toledo Mussi.

Filho de produtor rural, Mussi tinha o sonho de seguir os passos do pai. Há dez anos, saiu de São José do Rio Preto (SP), para o interior de Mato Grosso do Sul, em Aparecida do Taboado e deu início ao cultivo de seringueira. Emocionado, ele lembra. “O que me marcou foi quando passei a propriedade para o meu nome. Eu entrei na caminhonete do meu pai, vim sozinho, sem conhecer nada da região, era tudo novo”.

Os anos seguintes foram de adversidades climáticas e que atrasaram no desenvolvimento do talhão. E foi aí que o produtor buscou ajuda do Senar/MS, por meio da Assistência Técnica e Gerencial. As orientações de manejo e organização financeira serviram como incentivo para que ele alavancasse a atividade.

“Sempre soube que o cultivo demorava, mas não sabia que era tanto. Eu nunca pensei que pudesse ter uma Assistência Técnica que pudesse ser tão parceira. Quanto mais a gente cresce, mais intensifica, o desafio aumenta e mais a gente precisa da Assistência Técnica.”, diz.

A implantação da seringueira começa na correção da terra, o preparo do solo, depois vem o momento de adquirir as mudas que devem ser certificadas e cuidar de formigas e invasoras, tudo isso durante sete anos. Depois, é preciso comprar um kit para extração e instalar nas árvores aptas para produzir.

Hoje, Mussi tem 6 mil árvores, 3 mil foram selecionadas para extração e a estimativa é produzir em torno de 1.500 quilos por mês. “Somos vitrines para outras pessoas e quero mostrar que é possível, somos capazes. Além de contribuir com a economia do país, também ajudo o meio ambiente, e isso é muito gratificante. Me falaram que eu podia ser feliz aqui e deu certo, me incentivaram a continuar e o sonho foi se transformado em realidade”, conclui.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque / Michelle Machado