Skip directly to content

Pioneiro no país, Curso Técnico em Floresta do Senar/MS tem aula inaugural em Três Lagoas

Pioneiro no país, Curso Técnico em Floresta do Senar/MS tem aula inaugural em Três Lagoas

​Sindicato Rural de Três Lagoas é polo do curso presencial que vem para atender a demanda do município.
27/04/2022 - 10:15

O Curso Técnico em Florestas do Senar/MS teve sua aula inaugural na noite desta terça-feira (26), no Sindicato Rural de Três Lagoas, que será o polo presencial do curso com 40 alunos.

O curso é o primeiro do Senar em âmbito nacional e vem para suprimir a demanda do município de Três Lagoas, que comporta grandes complexos agroindustriais de celulose, exigindo trabalhadores qualificados e aptos para atuar na cadeia produtiva de Florestas. Juntas, as três maiores indústrias da cidade somam entre 4 mil e 4,7 mil funcionários.

“Em nome do presidente Marcelo Bertoni, gostaria de agradecer à Famasul que nos proporcionou esse curso, entendendo a demanda que temos na nossa região e enxergando que a maioria das pessoas são de fora, por falta de mão de obra aqui no município”, comenta o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Kennides Martins.

“Estamos muito felizes em dar esse pontapé inicial e tornar tudo isso realidade. Tivemos 239 candidatos para 40 vagas. Então, sintam a importância da vaga que vocês conquistaram e agarrem firme essa oportunidade”, afirma o Coordenador Técnico do Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Senar, Gustavo Cavalca.

O curso Técnico em Florestas tem duração de 2 anos, com carga horária de 1.300 horas. Ao concluir a capacitação, o profissional está apto a participar do planejamento, execução e controle dos processos e das atividades florestais, considerando a legislação técnica, a de segurança do trabalho, a de meio ambiente e a responsabilidade social.

Entre os alunos que participaram da aula inaugural, Kelmara da Silva, de 35 anos, atua na área de viveiros como técnica florestal e pretende ampliar o conhecimento profissional. “O meu objetivo é desenvolver e crescer, aprender mais em relação ao preparo de solo que será algo apresentado no curso. É uma área muito boa”, disse.

Mapa de Florestas Plantadas - Mato Grosso do Sul conta com 1,1 milhão de hectares de eucalipto cultivados em 71 municípios. A maior concentração de áreas está na costa leste do estado. A cidade de Três Lagoas apresenta maior área plantada, respondendo por 23,4% desse total, seguido de Ribas do Rio Pardo e Água Clara, com 19% e 11,7%. respectivamente. Os dados foram apresentados na palestra 'Panorama da Silvicultura em Mato Grosso do Sul' ministrada pelo consultor técnico do Sistema Famasul, Clóvis Tolentino, durante o primeiro encontro.

“Eu trabalho em empresas terceirizadas que prestam serviços para as indústrias, nas áreas de pesquisa e logística. A minha intenção é procurar me especializar profissionalmente e me encaixar melhor no mercado. O curso vai abrir portas para mim, com certeza”, disse o aluno Gilson Muniz Teodoro, de 46 anos.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu