Skip directly to content

Planejamento, investimento e atenção redobrada são indispensáveis no cultivo da uva

Planejamento, investimento e atenção redobrada são indispensáveis no cultivo da uva

Curso do Senar/MS apresenta técnicas da implantação do pomar à colheita da fruta.
21/12/2022 - 10:15

Diferente de algumas frutas como limão taiti, abacaxi ou manga, a uva exige maior investimento e atenção redobrada da estruturação do pomar até a colheita da fruta. Planejamento com custo de produção assertivo e conhecimento sobre a implantação são estratégias ensinadas no curso Plantio e Manejo de Pomar – Cultivo de Uva, do Senar Mato Grosso do Sul.

Quem pensa em entrar na atividade deve saber que esta é uma cultura de médio a longo prazo. Cultivar uva exige a instalação de uma estrutura com postes e arames que sustentem o crescimento da planta, proteção contra insetos, chuva e sol, irrigação e mão-de-obra especializada. O planejamento deve ser estrategicamente elaborado considerando o custo de produção e o retorno financeiro.

 “É importante ter em mente que o retorno não será rápido. Quando se trabalha com mudas, por exemplo, o tempo entre o plantio e a primeira colheita pode variar muito. O ideal é plantar em ‘cavalo’ ou porta-enxerto, como é chamado, e assim garantir maior produtividade por copa”, explica o instrutor do Senar/MS, Carlos Alberto.  

A uva pode ser produzida em qualquer clima de localidades mais ao sul do estado, como Antônio João, Ponta Porã até Coxim, Sonora, Três Lagoas, Corumbá. “Temperaturas acima de 36º podem interferir no desenvolvimento das flores e frutas e a umidade excessiva no solo favorece o aparecimento de doenças. A recomendação é que a terra seja permeável; o cascalho é uma boa opção para o desenvolvimento da videira”, acrescenta.

O Senar/MS tem no portfólio diferentes capacitações voltadas para a fruticultura, todas gratuitas e com certificado. Acesse senarms.org.br ou procure o sindicato rural do seu município para obter mais informações.