Skip directly to content

Portfólio traz 60 opções em formato presencial e virtual para cadeia produtiva de grãos

Da semeadura à colheita

Portfólio traz 60 opções em formato presencial e virtual para cadeia produtiva de grãos

Cursos gratuitos do Senar/MS levam informações para preparo do solo, semeadura, desenvolvimento das lavouras e colheita com eficiência.
14/09/2022 - 11:00

Estamos na semana de encerramento do vazio sanitário e o início do cultivo de soja safra 2022/2023 em Mato Grosso do Sul. Para garantir bons resultados no final da temporada, o Senar Mato Grosso do Sul oferece em seu portfólio cursos gratuitos que auxiliam o produtor a atingir altos índices de produtividade. Este é o tema da editoria #EducaçãonoCampo desta quarta-feira (14).

Orientações para produzir mais e com sustentabilidade fazem parte da metodologia dos cursos de Formação Profissional Rural na cadeia produtiva de grãos e nas capacitações da Plataforma EAD do Senar/MS nas áreas de Agricultura de Precisão e Produção Vegetal. 
Conversamos com instrutores dos cursos e eles nos passaram algumas dicas que podem fazer toda diferença no cultivo da oleaginosa. 

“Antes mesmo do início do plantio, o solo precisa ser preparado para receber a semente. O ideal é fazer análise da terra pelo menos três meses antes de iniciar o cultivo. Optar pela cultivar mais indicada para a região dando preferência para as variedades mais resistentes ao estresse hídrico, regular a semeadora respeitando o volume de sementes por metro e profundidade são algumas recomendações”, destaca o instrutor do Senar/MS, Davi Bambil. 

Escolher sementes de alta qualidade é um diferencial no desenvolvimento da lavoura. “A qualidade fisiológica, que envolve germinação, vigor e padrões, depende da qualidade genética, sanitária e física da variedade. Essa decisão pode definir o tamanho dos grãos, a padronização e uniformidade, além de reduzir a necessidade com o tratamento das sementes, com manejo ou aplicação de fungicidas, por exemplo”, acrescenta Valdemir Barreto, que também instrutor do Senar/MS. 

A instituição tem em seu portfólio mais de 50 opções de capacitações voltadas para a agricultura em processos, manejo e máquinas. E na Plataforma EAD, são dez capacitações que vão desde a semeadura até a colheita, e que podem ser assistidos virtualmente. Todos os cursos são gratuitos. 

Os interessados podem procurar pelo sindicato rural do seu município ou acessar a página ead.senarms.org.br

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque