Skip directly to content

Presidente do Sistema Famasul participa do 5º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura de MS

REPRESENTATIVIDADE RURAL

Presidente do Sistema Famasul participa do 5º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura de MS

Bertoni ressaltou a importância da cadeia produtiva e da abertura de novos mercados com status sanitário livre de aftosa sem vacinação.
16/05/2023 - 18:15

Fotos: João Carlos Castro/Sistema Famasul

O presidente do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, participou da abertura do 5º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura de Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira (16). Realizado pela Asumas (Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores), em Dourados, o evento integra a programação da 57ª ExpoAgro.

Bertoni ressaltou a importância da cadeia produtiva da suinocultura para o agronegócio e a economia de MS.

“A retirada da vacina contra a febre aftosa traz para os produtores rurais um ambiente diferenciado. Precisávamos desse status para alcançar novos mercados. Recentemente, passamos a exportar carne suína para o México”.

Bertoni pontuou a atuação do Senar/MS, com a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). “A ATeG atende hoje 125 propriedades em 17 municípios do estado, levando gestão profissional e sustentabilidade para a produção de suínos”.

O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destacou o protagonismo da suinocultura no desenvolvimento do agro sul-mato-grossense.

“Dentro da estratégia do atual governo foi estabelecida a suinocultura como eixo fundamental de desenvolvimento. Nós já somos livre de febre aftosa sem vacinação. Esse é o primeiro passo. Agora, temos todo um trabalho de vigilância para que MS consiga se consolidar livre de febre aftosa sem nenhuma denominação”, disse.

O presidente da Asumas, Milton Bigatão, agradeceu a parceria com o Sistema Famasul e enalteceu a suinocultura do estado.

“Temos uma suinocultura exemplar, que em poucos anos passou ser protagonista no país. Agradeço ao Sistema Famasul, parceiro sempre presente, que nos ajuda e orienta, assim como o Senar, que oferece cursos e treinamentos aos nossos produtores”.

Participaram o presidente da ABCS, Marcelo Lopes; o deputado estadual e pres. da Frente Parlamentar da Suinocultura, Renato Câmara; o prefeito de Dourados, Alan Guedes; o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Angelo Ximenes; presidente da Câmara Municipal, Laudir Munaretto; o chefe-geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato; o diretor-presidente da Imasul, André Borges; e o diretor-presidente da Iagro, Daniel Ingold.

Também estiveram presentes o diretor-secretário da Famasul e superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça; e o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu