Skip directly to content

Produtor de leite avalia Senar/MS e diz que assistência técnica e gerencial mudou a vida e a mente

Produtor de leite avalia Senar/MS e diz que assistência técnica e gerencial mudou a vida e a mente

26/04/2019 - 17:00

“Transformou minha vida e minha mente”. É assim que o produtor de leite, Pedro Isaias da Graça, de Três Lagoas – a 320 km de Campo Grande, avalia o programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

Há menos de um ano no programa, o produtor já sente bastante diferença na propriedade. “Depois que começaram o programa mudou muito. Eu fui criado na fazenda e a tecnologia de hoje é diferente. Antigamente era um sistema e hoje é outro. E para melhorar eu tenho que mudar”, comentou.

Com uma visita por mês do técnico de campo do programa, o produtor ressalta que não são apenas orientações impostas. “Cada vez que o profissional vem aqui muda muito. Fazemos um trabalho em conjunto”, completou.

A parte gerencial da propriedade foi toda organizada com a chegada do ATeG. “Não tinha nada anotado também. Criava galinha e porco antes e só sabia o lucro quando vendia. Às vezes vendia o porco por R$ 500 e achava bastante, mas não sabia que tinha gastado R$ 2 mil na produção. Depois que comecei a fazer anotação, mudou muito. Comecei a ver que o que lucrava no leite acabava gastando no porco e galinha. Por isso parei, me organizei. Antes pagava para trabalhar. Agora é tudo anotado”, detalhou o produtor.

Por fim, Pedro Isaias ressalta que a assistência técnica do Senar/MS é apenas um começo e que vai se capacitar ainda mais com os cursos oferecidos pela instituição. “Transforma vida e mente. Com o programa veio uma economia muito boa. Sei o que estou comprando e gastando. Consigo economizar. Conhecimento nunca é demais!”, finalizou.

Transformando Vidas – O Sistema Famasul divulga todas as sextas-feiras uma matéria sobre a atuação do Senar/MS nas propriedades contempladas pelos programas de assistência técnica da instituição. Acompanhe!

Quer saber mais sobre a Bovinocultura de Leite em Mato Grosso do Sul, clique aqui. Saiba mais sobre o Senar/MS na editoria Educação no Campo, acesse aqui.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Leandro Abreu