Skip directly to content

Produtor Rural de Bandeirantes aumenta renda em cinco vezes após Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS

TRANSFORMANDO VIDAS

Produtor Rural de Bandeirantes aumenta renda em cinco vezes após Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS

Gilberto Oliveira produz doces derivados do leite e está em processo de normatização
24/02/2023 - 14:45

Em Bandeirantes, o produtor rural Gilberto Oliveira, possui uma fábrica de doces derivados de leite. Após a entrada da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, conta que passou a administrar melhor e realizar o controle gerencial da propriedade. Este é o tema do #TransformandoVidas desta sexta-feira (24).

“Hoje eu anoto a produção, os gastos, o lucro, faz o balanço certinho no final do mês. A gente aprendeu a administrar a fábrica não envolvendo ela no sítio, separou as duas coisas”, explica Gilberto Oliveira.

O produtor destaca que é responsável por todas as etapas de fabricação, até mesmo da matéria-prima que vem do próprio sítio. “Eu produzo o leite, trago aqui para agroindústria e aqui a gente começa a produção do doce”.

A fábrica de doces já estava em processo de formalização e, após a entrada da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, a propriedade adquiriu o SIM (Selo de Inspeção Municipal) na cidade de Bandeirantes.

“Agora que estamos deixando ela legalizada, porque aí sim você pega um preço melhor e tem mais venda, né? Isso aí sem uma ajuda do Senar/MS e desses outros órgãos para deixar tudo legal, dentro das normas, a gente não ia conseguir”, detalha.

A técnica de campo do Senar/MS, Lidia Novais, afirma que após a estruturação da parte Técnica e Gerencial, a meta é buscar outros selos de normatização para alcançar novos mercados.

“Essa formalização que acontece aqui na agroindústria nos dá a oportunidade do produtor sair da informalidade, como um produto que não tem uma característica legal, e passa a ser um produto formalizado onde todos os critérios da legislação são atendidos”, destaca.

O produtor ainda afirma que com o atendimento da ATeG aumentou os lucros da atividade. “Basicamente o doce mudou tudo. Hoje ele está dando uma renda de cinco vezes mais do que eu produzia antigamente”, finaliza Gilberto Oliveira.

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Leandro Abreu e Vitor Ilis