Skip directly to content

Programa Saúde do Homem e da Mulher chega na 100ª edição com mais de 26 mil pessoas atendidas

Senar é Saúde

Programa Saúde do Homem e da Mulher chega na 100ª edição com mais de 26 mil pessoas atendidas

A população de Japorã recebeu a iniciativa neste sábado (26).
26/11/2022 - 19:30

O Programa Especial Saúde do Homem e da Mulher Rural do Senar Mato Grosso do Sul chegou a 100ª edição. A marca foi alcançada neste sábado (26), no município de Japorã, distante 460 quilômetros de Campo Grande. 

Com os aproximadamente 200 consultas, testes rápidos e exames realizados hoje, são mais de 26 mil pessoas atendidas desde 2016, ano que a iniciativa começou no estado. Este é mais um motivo para celebrar os 45 anos da instituição, neste 2022. 

“Muitos conhecem o Senar pelo conhecimento que leva para os quatro cantos do estado, pela mudança de vida de tantas pessoas que recebem as nossas equipes, seja nos cursos, na Assistência Técnica e Gerencial, dias de campos, e tantas outras ações. Mas sabemos que a saúde vem em primeiro lugar. Garantir bem-estar e qualidade de vida no campo está entre as prioridades da instituição, que há seis anos, passou por mais de 50 municípios, levando a atenção e o ‘cuidar’ de homens e mulheres que trabalham e moram no campo”, destaca o presidente da Famasul, Marcelo Bertoni. 

Além das consultas, exames e testes rápidos gratuitos, a população de Japorã também recebeu a palestra sobre saúde bucal, ministrada pelo odontologista, Lucas Gottardi , e um kit de cuidados com os dentes. A novidade é que a partir de 2023, o Senar retoma com o calendário do programa Sorrindo no Campo, que realiza procedimentos dentários, anteriormente chamado de Pingo Dágua. 

Realizaram atendimentos neste sábado os urologistas Marcelino Ibrahim e Lídio Barbier; o ginecologista, Hussein Faren; dermatologista Juliano Barreto, e a enfermeira Simone Zacalusne, que também realizou palestra.

A coordenadora do programa, Pauline Cury, fez abertura da ação representando a diretoria da Famasul.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ellen Albuquerque