Skip directly to content

Senar capacita e incentiva contratação de jovens aprendizes por empresas agropecuárias de MS

Senar capacita e incentiva contratação de jovens aprendizes por empresas agropecuárias de MS

09/03/2020 - 09:15

O Senar/MS acredita que o conhecimento e a responsabilidade adquiridos por meio da chamada “Lei da Aprendizagem” fazem toda a diferença no mercado de trabalho. Por isso, estimula a capacitação e a contratação profissional de jovens em todo Mato Grosso do Sul. Esse é o assunto especial do Mercado Agropecuário desta segunda-feira (09).

“A consciência de preparar pessoas para um trabalho qualificado, seja para a empresa absorver talentos, seja para capacitar os aprendizes, traz um benefício para toda a sociedade, que ganha com jovens mais instruídos”, ressalta o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan.

Aprendiz é o jovem que trabalha e recebe capacitação profissional sobre sua área de atuação. A Lei da Aprendizagem - nº 10.097/2000 – estabelece que todas as empresas de médio e grande porte façam contratação de 5% a 15% do seu efetivo de aprendizes.

Em 2020, nas três primeiras formaturas do programa de capacitação de aprendiz do Senar/MS, o resultado foi de 43,2% de contratação efetiva dos alunos. De 44 jovens que participaram do programa nos municípios de Nova Alvorada do Sul, Chapadão do Sul e Aparecida do Taboado, 19 já estão atuando no mercado.

Mais de 15 turmas estão previstas para 2020, com total de 400 alunos. Em 2019 foram 19 turmas com 304 alunos. Para o período serão lançadas as novas modalidades “Aprendizagem Alternativa” e “Aprendizagem em Mecanização – Soja e Milho”, além dos cursos que já são oferecidos nas áreas de silvicultura, avicultura, administração e mecânica de tratores.

Escolaridade x mercado de trabalho

Em 2019, pesquisa do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) em parceria com o Datafolha concluiu que 25% dos jovens aprendizes que participam desse tipo de programa de aprendizagem são efetivados nas empresas.

Além disso, a maior parte (76%) continua trabalhando ou estudando após a finalização do período de capacitação.

Mercado Agropecuário – O Sistema Famasul divulga todas as semanas uma matéria sobre o andamento das principais cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul. Acompanhe!

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Vitor Ilis