Skip directly to content

Senar/MS acompanha produtores rurais de Anaurilândia no planejamento de pecuária a pasto

Senar/MS acompanha produtores rurais de Anaurilândia no planejamento de pecuária a pasto

Um dos maiores desafios da atividade é superar o período de seca, mas com conhecimento os prejuízos podem ser evitados
10/02/2023 - 08:45

Planejamento é tudo! E na pecuária a pasto não é diferente. No campo, para superar desafios e evitar prejuízos futuros, produtores de leite e gado de corte de Anaurilândia recebem as orientações da equipe de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar/MS. Além da garantia nutricional do rebanho, o produtor rural precisa se organizar financeiramente. Venha entender e conhecer as histórias do Jorginho e do Edilso no #TransformandoVidas desta semana.

Jorginho dos Santos, que é produtor de leite no Assentamento Esperança, desde pequeno é criado no campo. Quando surgiu a oportunidade de ter uma terra para produzir, logo se dispôs a aprender sobre a atividade.

“Quando eu vim pra cá, eu não tinha nenhum conhecimento. Tirava leite na larga! Hoje, já tem esse curral que eu mesmo fiz; tenho equipamentos mais profissionais, um refrigerador, um tronco para o bem-estar animal... e aos poucos vou melhorando. Tudo isso, eu consegui recebendo as orientações do Senar/MS”, explica o produtor rural.

“Também trabalhamos com o melhoramento genético do rebanho, para um produto de melhor qualidade, e me preocupo muito com a garantia nutricional dos animais nos períodos de seca”, completou.

Na propriedade, Jorginho produz o capim capiaçu, que é armazenado como silagem para suprir as necessidades alimentares dos animais no período de escassez. Essa preparação começa cedo, e é uma das principais medidas do produtor de pecuária a pasto para evitar prejuízos lá na frente.

No mesmo município, Edilso da Silva, produtor de cria, recria e engorda, está se programando. “Já temos mil sacos de silagem e estamos produzindo mais 180 toneladas de silagem aérea”, diz.

Ele recebe o acompanhamento técnico e gerencial do Senar/MS, e prepara, junto ao técnico de campo, o planejamento financeiro da propriedade. “Como vai ser gasto o dinheiro, quanto vamos ganhar, investir, poupar... se iremos investir na adubação do pasto agora ou depois. Tudo isso é feito com base nesse planejamento de pecuária a pasto”, explica.

Jorginho e Edilso atuam em cadeias produtivas distintas, mas seguem se programando para as adversidades do ano com o mesmo objetivo: manter os pés no chão, trabalhar com as possibilidades de seus empreendimentos rurais e garantir a qualidade do produto oferecido no mercado.

Se você é produtor rural de Mato Grosso do Sul e quer receber a Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, procure o Sindicato Rural do seu município. O serviço é gratuito.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do YouTube e no site, com as editorias "Mercado Agropecuário" e "Educação no Campo".

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Michelle Machado