Senar/MS e Reflore/MS reúnem especialistas para debater a importância da comunicação para o setor florestal no estado
Senar/MS e Reflore/MS reúnem especialistas para debater a importância da comunicação para o setor florestal no estado
O Senar/MS e a Reflore/MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e consumidores de Florestas Plantadas) promoveram nesta terça-feira (12), em Três Lagoas, o 2º Encontro de Comunicação do Agro, voltado ao setor florestal. O evento teve apoio do sindicato rural do município e reuniu profissionais das áreas de imprensa e indústrias do segmento para uma série de palestras no auditório da Fatec/Senai.
O consultor técnico do Sistema Famasul, Clóvis Tolentino, apresentou uma linha do tempo sobre a evolução do setor florestal de Mato Grosso do Sul. “Percebe-se que, na virada do milênio, o setor começa a se organizar e a atividade florestal começa a crescer no estado”.
Tolentino ainda enfatizou que a meta estabelecida para 2030, que era de 1 milhão de hectares de florestas plantadas, foi alcançada em 2017. “Quase tudo o que foi projetado no Plano Estadual de Florestas foi concretizado. Nós podemos dividir o panorama do setor florestal no período de antes e depois do século XXI”.
Segundo o consultor isso se deve à substituição de áreas degradadas. “Nós tivemos a substituição de pastagens extensivas por florestas certificadas. Mas isso não significa que a pecuária diminuiu, mas que na verdade aumentou sua eficiência com menor área de produção.”
Para o secretário-executivo da Reflore/MS, Dito Mário, a atividade no estado tem um ambiente favorável. “O setor já está consolidado há algum tempo, mas nós temos que melhorar. Agora, precisamos ser competitivos”, afirma.
A assessora de comunicação da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), Cindy Côrrea, explicou que a comunicação no setor florestal deve ser estratégica para informar ao público em geral os benefícios da cadeia produtiva. “As pessoas estão começando a entender que a floresta plantada é uma das matérias-primas que mais fazem parte da rotina delas. Essa compreensão é muito favorável para o avanço da atividade”.
Ao final do encontro foi realizada uma mesa redonda com os participantes para debater sobre os desafios da comunicação em MS.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Vitor Ilis