Skip directly to content

Senar/MS: Mais de 550 produtores recebem a Assistência Técnica e Gerencial em Horticultura

Senar/MS: Mais de 550 produtores recebem a Assistência Técnica e Gerencial em Horticultura

22/05/2019 - 17:00

O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, por meio da ATeG – Assistência Técnica e Gerencial auxilia mais de 550 produtores no setor de Horticultura em 35 municípios. Também capacitou cerca de 8 mil alunos na área através dos cursos de FPR – Formação Profissional Rural e PS – Promoção Social para quem deseja se especializar para o meio rural. Este é o tema do Educação no Campo de hoje (22).

Em 2018, o número de proprietários auxiliados pela ATeG chegava a 560 em 33 localidades. Terenos, Campo Grande e Jaraguari são as cidades que mais contêm participantes com 34, 27 e 24 respectivamente.

De janeiro a abril deste ano foram comercializados mais de R$ 3,7 milhões em mercadorias de produtores assistidos pela ATeG. Neste período, 509 toneladas de legumes, 166 toneladas de raízes-tubérculos e 187 toneladas de frutas foram vendidas, além de 1,5 milhão de unidades de folhosas.

No ano passado o valor de produção destes proprietários ultrapassou R$ 6,8 milhões, sendo mais de 1,2 mil toneladas de legumes, 512 toneladas de raízes-tubérculos e 358 kg de frutas. As folhosas comercializadas superaram o número de 2,6 milhões de unidades.

Para o coordenador da ATeG em Horticultura, Dorly Pavei, os resultados obtidos através da Assistência Técnica e Gerencial causaram um aumento na demanda de produtores interessados em participar do programa. “O Senar/MS tem, com sua metodologia, trabalhado a parte técnica e gerencial, auxiliando os produtores nas diversas culturas. Isso tem feito com que os proprietários, ao conhecerem o método desenvolvido a campo, busquem cada vez mais a assistência técnica para se informar de como se incluir”, explica o coordenador, que afirmou que há maior comprometimento em desenvolver a atividade.

Pavei também ressalta que esse número pode aumentar. “Isso contribui bastante para que a nossa metodologia de Assistência Técnica e Gerencial tenha êxito nas propriedades rurais”.

Atualmente o programa ATeG em Horticultura conta com 2 supervisores, 2 agentes de comercialização e 29 técnicos de campo. Os produtos mais comercializados em 2018 foram: alface, pepino, mandioca, couve e tomate. Até abril deste ano as mercadorias mais vendidas são: alface, alface-hidropônica, pepino, mandioca e cheiro verde.

O Senar/MS também conta com cursos de FPR e PS na área para auxiliar quem deseja iniciar no ramo, como por exemplo: cultivo de banana, goiaba, abacaxi, caju, citros, maracujá, uva, coco, figo e mamoeiro. Também há capacitações para manejo de hortaliças, como: tomate, pepino, berinjela, pimentão, raízes, tubérculos, rizomas, alface, rúcula, cheiro verde e mandioca.

No ano passado foram promovidos cerca de 1,9 mil cursos de FPR e PS com mais de 21,8 mil alunos em 75 municípios. Este ano as capacitações efetuadas já ultrapassam 670 eventos em 69 municípios.

Educação no Campo – Todas as quartas-feiras o Senar/MS divulga alguma opção de qualificação em uma cadeia produtiva específica do Agro. Acompanhe!

Para solicitar assistência técnica em sua propriedade, procure o sindicato rural do seu município. Quer se informar mais sobre os cursos? Entre no site do Senar/MS e saiba mais. Você pode conferir a matéria de Mercado Agropecuário aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul – Vitor Ilis